18.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 22 de abril, 2026

Em cirurgia inédita em MS, dedo indicador vira polegar na mão de criança

O procedimento vai permitir que o garotinho faça o movimento de pinça, essencial para pegar e segurar objetos, além de escrever

14/01/2020 12h01
Por: Campo Grande News

CAMPO GRANDE (MS) – Em cirurgia realizada pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, um paciente de 4 anos teve o dedo indicador transformado em polegar. O procedimento, chamado de policização do indicador, vai permitir que o garotinho faça o movimento de pinça, essencial para pegar e segurar objetos, além de escrever.

A cirurgia inédita vai garantir que o menino, que nasceu com a deformidade, recupere 70% dos movimentos da mão, embora continue com quatro dedos. No reino animal, somente os primatas (humanos, macacos, lêmures) possuem o “dedão”, que durante o processo evolutivo tornou estes mamíferos capazes de habilidades únicas.

A operação, comandada pelo médico ortopedista Felipe Roth, foi realizada na Santa Casa no sábado (11) e durou cerca de três horas. O procedimento consiste em transplantar o dedo indicar com tendões, ossos, músculos e sistemas de vascularização e inervação para a posição do polegar.

A criança teve alta nesta segunda-feira (13) e precisará usar uma órtese (aparelho de imobilização) por até oito semanas. Depois, passará a fazer fisioterapia e terapia ocupacional para recuperar as funções motoras dos dedos. Serão ao todo 4 meses de acompanhamento.

Além de Roth, participaram da cirurgia os ortopedistas Ana Tereza de Alcântara e Celso Hirakawa, a instrumentadora Cassiana de Quadros, além da equipe de enfermagem e demais profissionais do centro cirúrgico.

Mãozinha do menino ainda durante o procedimento cirúrgico (Foto: Santa Casa/Divulgação)

Equipe médica responsável pelo procedimento cirúrgico (Foto: Santa Casa/Divulgação)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estão abertas as inscrições para concurso de desenho da Secretaria de Meio Ambiente de TL

A iniciativa tem como objetivo incentivar a conscientização ambiental entre estudantes da rede municipal de ensino, estimulando a criatividade e a reflexão sobre práticas sustentáveis no dia a dia.

Crianças e adolescentes da Patrulha Florestinha vivenciam educação ambiental no Parque Natural Municipal do Pombo

Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a biodiversidade local, percorrendo trilhas guiadas e aprendendo sobre a fauna e a flora da região.

Prefeitura de Três Lagoas e Polícia Civil atuam com rapidez e resgatam animais em situação de maus-tratos

Para realizar denúncias ao Departamento de Bem-Estar Animais basta falar pelo contato 67 98139-0870.