Competição nacional terá início em janeiro e pausa para o Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá
O calendário esportivo de 2026 será marcado por mudanças significativas no futebol brasileiro em função da disputa da Copa do Mundo, que acontece entre os dias 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, no Canadá e no México. Por conta do Mundial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu antecipar o início do Campeonato Brasileiro e promover ajustes no calendário nacional.
A Copa do Mundo de 2026 será histórica por adotar um novo formato, com a participação de 48 seleções — 16 a mais do que na edição de 2022, no Catar. Com isso, o número de partidas sobe de 64 para 104 jogos. As seleções serão distribuídas em 12 grupos com quatro equipes cada. Avançam à fase eliminatória os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 seleções no mata-mata.
A seleção brasileira, comandada por Carlo Ancelotti, está no Grupo C, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti. A fase de grupos segue até o dia 27 de junho. As oitavas de final acontecem entre 4 e 7 de julho, as quartas de final de 9 a 11, e as semifinais nos dias 14 e 15 de julho. A final será disputada no dia 19.
No cenário nacional, o Brasileirão de 2026 será disputado de 28 de janeiro a 2 de dezembro, com pausa durante a Copa do Mundo. O torneio seguirá o formato de pontos corridos, mas passará a ocupar praticamente todo o ano, como parte do novo calendário do futebol brasileiro. Segundo a CBF, o objetivo é reduzir a sobrecarga de jogos para os clubes da elite e ampliar o calendário competitivo para equipes que antes ficavam longos períodos sem disputar partidas oficiais.
Os campeonatos estaduais também sofrerão alterações. A partir de 2026, eles terão 11 datas, contra 16 em 2025, mantendo o período de realização entre 11 de janeiro e 8 de março. Já a Copa do Brasil terá mudanças relevantes: o torneio passará a contar com 126 clubes, ante 92 anteriormente, e a final será disputada em jogo único, em vez do tradicional formato de ida e volta.
A temporada do futebol brasileiro começa, como de costume, com a Copa São Paulo de Futebol Júnior. A Copinha terá início no dia 2 de janeiro, reunindo 128 equipes de todo o país, com final marcada para 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. O São Paulo é o atual campeão da competição.
Além do futebol, 2026 terá destaque em diversas modalidades. No tênis, o brasileiro João Fonseca inicia o ano no Australian Open, que começa em 18 de janeiro. Em fevereiro, ele defende o Brasil na Copa Davis contra o Canadá e, na sequência, disputa o Rio Open, a partir do dia 14.
Também em fevereiro, entre os dias 6 e 22, serão realizados os Jogos Olímpicos de Inverno, em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália. O norueguês naturalizado brasileiro Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino, surge como esperança de medalha inédita para o Brasil no evento.
O segundo semestre reserva ainda grandes competições internacionais, como o Ultimate Championship da World Athletics, em setembro, o Mundial de Judô, em outubro, e o Mundial de Natação em piscina curta, em dezembro, na China. O ano esportivo se encerra, tradicionalmente, com a Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo.
Saiba
Principais eventos:
- Janeiro – início da Série A do Brasileiro e dos campeonatos estaduais de futebol.
- Fevereiro – início da Copa do Brasil, da Libertadores e da temporada da Fórmula 1.
- Março – início da Copa Sul-Americana.
- Junho – disputa da Copa do Mundo.
Com informações do Correio do Estado


