21 C
Três Lagoas
terça-feira, 31 de março, 2026

Efésios 6 – A instância terapêutica que transforma vidas em Três Lagoas

Projeto acolhe 42 homens em recuperação e faz apelo solidário para garantir um natal digno a acolhidos que jamais passaram a data em sobriedade.

Emoção, espiritualidade e histórias reais de transformação: Isso é o que detalha Volner Lanier dos Santos, fundador da instância terapêutica Efésios 6, e Renan Eduardo Cardoso Lima, acolhido e hoje colaborador da instituição, que estiveram nos estúdios da Caçula FM na última quarta-feira, 10. A conversa revelou o trabalho profundo que a entidade realiza em Três Lagoas no acolhimento de homens em luta contra a dependência química, e também a urgência de apoio para garantir um Natal especial aos 42 internos, incluindo 10 em vagas sociais.

Volner descreveu o Efésios 6 como “um espaço de conscientização e reconstrução”, onde homens com problemas relacionados ao álcool e às drogas encontram acolhimento, rotina organizada, assistência psicológica e apoio espiritual, sem vinculação a uma doutrina religiosa específica. “O ponto central é mostrar que existe vida sem droga”, afirmou o fundador. “A dignidade do homem está no nome e na palavra. Recuperar isso é possível.”

UMA HISTÓRIA DE VOLTA POR CIMA

Renan, que já esteve no fundo do poço, é hoje uma das maiores provas vivas do impacto da instância terapêutica. Ele relatou que consumia cocaína, maconha, pedra e álcool, perdendo familiares, dignidade e a própria identidade. Na Efésios 6, encontrou apoio, orientação e oportunidades. Formou-se em dois cursos, como de farmácia hospitalar e farmácia clínica oferecidos dentro da instituição.

A maior conquista, contudo, veio de casa: “Quando vou pra Castilho visitar minha filha, hoje ela me chama de pai novamente”, contou emocionado. “Isso é felicidade verdadeira. Eu recuperei respeito, carinho e amor.”

“ADICTO UMA VEZ, ADICTO PARA SEMPRE”

Volner explicou que a dependência química é uma doença progressiva, incurável e fatal caso não seja tratada. “Não existe ex-adicto. Existe adicto limpo, em recuperação. Todo dia é uma batalha. A conscientização é a chave para não recair.”

Ele destacou que o despertar espiritual tem papel importante, mas que cada pessoa vive esse processo de forma única. “Não forçamos dogmas. A pessoa precisa encontrar seu próprio despertar, sua própria conexão com Deus.”

42 ACOLHIDOS E UM PEDIDO ESPECIAL DE NATAL

A instância, localizada na rua Aparício da Silva Camargo, próximo à uma conhecida sorveteria do bairro abriga atualmente 42 homens, sendo 10 em vagas sociais, totalmente gratuitas. Com a chegada do Natal, Volner fez um apelo emocionado. “Não viemos mendigar. Viemos pedir com humildade. Muitos desses homens nunca passaram um Natal em sobriedade. Queremos dar a eles um momento digno. E isso só será possível com ajuda da comunidade.”

A instituição já recebeu algumas doações de famílias e apoiadores, como árvores de Natal, pisca-pisca, cestas básicas, frutas e até peru, mas ainda precisa de mais contribuições para garantir uma ceia completa e itens natalinos para todos.

COMO AJUDAR

Quem quiser contribuir pode visitar o projeto ou entrar em contato pelo WhatsApp: (67) 99144-6601. A sede é identificada facilmente: um sobrado com a imagem de um guerreiro com espada, simbolizando a armadura de Deus, referência direta ao versículo Efésios 6:11, que inspirou o nome da instância terapêutica.

“O Efésios 6 salva vidas, devolve sonhos e reconstrói vínculos”, reforçou Renan. A equipe do programa concluiu destacando a importância de conhecer o espaço e apoiar o trabalho, fundamental para tantas famílias três-lagoenses que lutam contra a dependência química.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Março termina com possibilidade de tempo instável em Três Lagoas

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia indica temperaturas mais amenas e alta umidade ao longo do dia

Aniversariante Maçonaria Aquarius e Chà Revelação

Na última sexta-feira, dia 27, a Loja Maçonaria Aquarius foi palco de uma noite especial repleta de alegria e confraternização. O venerável Leandro, ao...

Suspeito de furto é preso e caixa de som recuperada em Três Lagoas

Homem com mandado de prisão em aberto tentou escapar da Força Tática, mas foi detido após ser identificado por câmeras de segurança