23 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

É nula investigação do MP que não observou critérios fixados pelo STF

MP acusava prefeito de Francisco Dumont/MG por recusa de fornecer dados para proposição de ACP.

06/09/2019 09h39
Por: Mirela Coelho com informações do Migalhas

A 4ª câmara Criminal do TJ/MG anulou investigação criminal e não recebeu denúncia do MP por entender que houve ilegalidade na investigação. Por maioria, os magistrados concluíram que o conjunto probatório pré-processual não observou requisitos fixados pelo STF na atuação do parquet.

O MP ofereceu denúncia contra o prefeito de Francisco Dumont/MG por recusa de fornecer ao parquet dados técnicos imprescindíveis à propositura de ACP.

Ao analisar o recebimento da denúncia, o desembargador Doorgal Borges de Andrada, relator, entendeu que o conjunto probatório pré-processual não observou os parâmetros determinados na decisão proferida pelo STF no RE 593.727/MG, caso em que a Suprema Corte fixou requisitos para atuação do MP em investigações penais.

O relator verificou que o parquet extrapolou o prazo para concluir a investigação; não foi realizado interrogatório do investigado, oitiva de eventuais coautores, partícipes, e testemunhas, ou mesmo realização de perícias.

“Tem-se a gravidade da intromissão na vida do cidadão por parte do poder estatal na área criminal, sendo que no Estado Democrático de Direito este poder investigatório não é ilimitado, absoluto ou infinito, tendo que se observar as regras e os prazos legais.”

Assim, por maioria e de ofício os magistrados determinaram a anulação da investigação criminal e não receberam a denúncia.

Processo: 0890378-05.2018.8.13.0000

Veja a íntegra do acórdão.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avanço da inteligência artificial acende alerta sobre autonomia e pensamento crítico

Especialistas discutem impactos cognitivos, éticos e sociais do uso crescente de algoritmos na tomada de decisões

Projeto propõe aumento de pena para crime de maus-tratos cometidos em instituições de ensino

Proposta em análise na Câmara prevê punição maior quando violência ocorrer no ambiente escolar, com foco na proteção de crianças e adolescentes

Receita libera consulta a lote da malha fina de fevereiro com R$ 578,9 milhões em restituições

pagamento será realizado no dia 27 de fevereiro, cerca de 205 mil contribuintes irá verificar se há recebimento Cerca de 205 mil contribuintes que...