08/10/2013 – Atualizado em 08/10/2013
Por: Notícias MS
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Costa Rica em Operação no Rio Taquari, desde a Ponte do Buriti à região do Buriti Alto em Alcinópolis, autuou e prendeu na segunda-feira (7) um homem por praticar pesca predatória. Esta operação da PMA começou no dia 4 e segue até hoje (8).
O homem, que mora em Potirendaba (SP), é dono de um rancho com o mesmo nome. No sábado (5), o autuado pescava em um trapiche, quando percebeu a aproximação dos policiais. Ele começou a soltar diversos peixes que estavam em um viveiro, atirou-se no rio e fugiu.
Os policiais aproximaram-se e ainda conseguiram encontrar no viveiro três exemplares restantes de peixe da espécie piapara, que estavam fora da medida, motivo pelo qual o pescador tentava sair do flagrante. No local foram apreendidos um exemplar de peixe da espécie jaú, dois pintados, três cacharas, dois piraputangas e dois dourados.
A PMA pediu aos vizinhos que avisassem ao infrator para comparecer ao quartel em Costa Rica porque ele seria autuado. De acordo com os policiais também foram passadas informações do fugitivo e do seu veículo para a Polícia Militar de Chapadão do Sul, por onde ele teria que passar para seguir em direção a sua cidade no estado de São Paulo.
Ontem (7), a Polícia Militar o prendeu em um veículo Hilux. Na ocasião, ele transportava um exemplar da espécie jaú, com 78 centímetros, ou seja, fora da medida permitida para a captura que é de 95 centímetros, o que configura crime ambiental.
A PMA foi acionada e autuou o infrator em R$ 2.490,00. Somado ao pescado encontrado no rancho foram apreendidos 90 kg de pescado. Ele foi preso e encaminhado junto com o material apreendido e o veículo à Delegacia de Costa Rica, onde foi autuado em flagrante e liberado depois de pagar fiança. Se condenado pelo crime ambiental, ele poderá pegar pena que varia de um a três anos de detenção.
