27.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 30 de outubro, 2025

DNIT inicia fiscalização de áreas da antiga Rede Ferroviária em Mato Grosso do Sul

Terrenos sem uso poderão ser destinados para moradia popular, urbanização e regularização fundiária em cidades como Três Lagoas, que possui áreas da União.

Equipes técnicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vão iniciar a fiscalização de áreas da antiga rede ferroviária em Mato Grosso do Sul, incluindo o município de Três Lagoas. A ação abrangerá mais de dez cidades do estado e tem como objetivo identificar terrenos que perderam sua utilidade para o órgão.

De acordo com o DNIT, os espaços que não forem mais necessários à infraestrutura de transportes serão repassados à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), responsável por dar destinação adequada às áreas. A ideia é transformar locais hoje abandonados em projetos de moradia popular, urbanização e regularização fundiária.

O superintendente da SPU destacou que muitas dessas áreas estão em situação de abandono e, em alguns casos, ocupadas de forma irregular. Nessas situações, a prioridade será destiná-las para habitação social ou regularização das famílias que já vivem nos locais.

O levantamento realizado pelo DNIT vai permitir identificar quantos terrenos estão disponíveis no estado e, assim, ampliar o banco de áreas que poderão ser usados em parceria com os governos estadual e federal. A medida também busca enfrentar o déficit habitacional em Mato Grosso do Sul, oferecendo novas oportunidades para famílias de baixa renda.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MEC paga 8ª parcela do Pé-de-Meia para estudantes nascidos em julho e agosto

Benefício de R$ 200 é destinado a alunos do ensino médio público com frequência mínima de 80% O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta quinta-feira...

PF prende suspeito durante operação contra abuso sexual infantil na internet em Três Lagoas

Ação faz parte de investigação sobre crimes de exploração sexual infantojuvenil, onde dispositivos eletrônicos foram apreendidos e vão ser periciados.

Força Tática estoura “delivery do tráfico” e prende suspeito com BMW usada para entregar drogas

Denúncias anônimas levaram a flagrar suspeito de 30 anos, que usava uma moto para entrega de entorpecentes.