20.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

DNIT inicia fiscalização de áreas da antiga Rede Ferroviária em Mato Grosso do Sul

Terrenos sem uso poderão ser destinados para moradia popular, urbanização e regularização fundiária em cidades como Três Lagoas, que possui áreas da União.

Equipes técnicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vão iniciar a fiscalização de áreas da antiga rede ferroviária em Mato Grosso do Sul, incluindo o município de Três Lagoas. A ação abrangerá mais de dez cidades do estado e tem como objetivo identificar terrenos que perderam sua utilidade para o órgão.

De acordo com o DNIT, os espaços que não forem mais necessários à infraestrutura de transportes serão repassados à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), responsável por dar destinação adequada às áreas. A ideia é transformar locais hoje abandonados em projetos de moradia popular, urbanização e regularização fundiária.

O superintendente da SPU destacou que muitas dessas áreas estão em situação de abandono e, em alguns casos, ocupadas de forma irregular. Nessas situações, a prioridade será destiná-las para habitação social ou regularização das famílias que já vivem nos locais.

O levantamento realizado pelo DNIT vai permitir identificar quantos terrenos estão disponíveis no estado e, assim, ampliar o banco de áreas que poderão ser usados em parceria com os governos estadual e federal. A medida também busca enfrentar o déficit habitacional em Mato Grosso do Sul, oferecendo novas oportunidades para famílias de baixa renda.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Concurso de Fantasia Infantil é destaque na programação do CarnaTrês 2026

Prazo final para inscrições termina nesta quinta-feira, 12 de fevereiro A Prefeitura de Três Lagoas divulgou o cronograma de inscrições para o Concurso de Fantasia...

Servidores da Câmara de Três Lagoas participam de formação sobre competências do futuro

Palestra promovida pela Escola do Legislativo, em parceria com o Sebrae, destacou postura profissional e excelência no serviço público

Mais de 16 mil alunos retornam às aulas na Rede Municipal de Três Lagoas

Ano letivo de 2026 começa com funcionamento normal das unidades e reforço na participação das famílias A Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas...