21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro, 2025

Diretoria de Cultura continua missão de levar música a instituições de TL

Buscando fazer da música um fator terapêutico em instituições de saúde de Três Lagoas, a Diretoria de Cultura, por meio do Núcleo de Música, criou o Projeto Harmonia e Esperança.

O grupo composto pelo maestro Francis David Vidal, no Violino; Viola de Arco (erudita) com o Luis Henrique Macedo; Toni no Acordeom; Elisangela Machado no Violão, Edvaldo Castro no vocal; Rute Ardigo no vocal e Jonh Denner no Violão atua com o objetivo de ser uma mudança positiva na dinâmica de trabalho dos profissionais de saúde e um efeito calmante, ajudando na diminuição do desconforto e até mesmo da dor dos pacientes, promovendo uma melhoria no ambiente hospitalar.

De acordo com a coordenado do Núcleo de Música, Elisangela Machado, “quando o som entra pelos ouvidos, outras áreas do cérebro também são ativadas: movimento, memória, atenção e emoção. Estudos comprovam que a música pode ter efeitos positivos no cérebro liberando dopamina, neurotransmissor mais conhecido como ‘hormônio do prazer’”, disse.

O repertório musical será previamente selecionado pelos profissionais da música com conteúdo que apresente sensações de alegria, autoestima, comunhão e reflexão, pensando no melhor para o paciente. Também serão incluídas músicas funcionais, regionais, de compositores eruditos, populares, músicas gospel, entre outros estilos.

INSTITUIÇÕES

O projeto Harmonia e Esperança é uma ação voltada para pessoas que frequentem as instituições de saúde como pacientes, familiares e funcionários.

Entre as Instituições que recebem a visita do projeto está o Lar dos idosos, Hospital Nossa senhora auxiliadora, Hospital da CASSEMS, entre outros. A visita é feita com toda a segurança possível. Os músicos vão trajados com itens de segurança tais como touca, máscara e avental para tocar nas alas de internação (com exceção da ala de Covid, a qual os músicos tocam na parte externa), na ala de hemodiálise e oncologia.

As apresentações são realizadas às sextas-Feiras em horários definidos de acordo com a disponibilidade dos músicos e das instituições de saúde.

SERVIÇO

Interessados em ter a visita das músicas em sua instituição falar com a coordenadora, Elisangela, no telefone (67) 99654-2300.

Informações Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Educação de MS implanta protocolos de segurança escolar para situações de emergência

Medida da Secretaria de Educação estabelece procedimentos padronizados para proteção da comunidade escolar na rede estadual A Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul...

Lotofácil: veja os números sorteados nesta quarta-feira

Concurso teve prêmio estimado em R$ 5 milhões e sorteio realizado no Espaço da Sorte, em São Paulo A Caixa Econômica Federal realizou na noite...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 7 nesta quinta-feira

Pagamento de dezembro é antecipado por causa das festas de fim de ano e tem valor médio de R$ 691,37 A Caixa Econômica Federal realiza...