Geral – 08/04/2013 – 12:04
Jesner Escandolhero será empossado nesta segunda-feira durante cerimônia no Grand Park Hotel, em Campo Grande
O diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, vai tomar posse, na próxima segunda-feira (08/04), às 15 horas, no Grand Park Hotel, em Campo Grande (MS), no Conselho Superior do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), representando o Sistema Fiems. “O IFMS é uma instituição parceira do Senai em seus propósitos e finalidades, tendo a vocação natural para a formação de pessoas em atendimento às necessidades no desenvolvimento do Estado. Portanto, o Sistema Fiems vai procurar, ao participar do Conselho Superior do IFMS, estreitar relações e ações que possuam convergência com as suas atividades, contribuindo para a promoção de um ambiente favorável ao surgimento de ideias consistentes e a suas implementações”, disse.
Previsto na Lei Federal n° 11.892/08, que criou os Institutos Federais, o Conselho Superior será o órgão máximo do IFMS. De caráter consultivo e deliberativo, o colegiado tem como algumas de suas competências autorizar a criação e a extinção de cursos, aprovar a estrutura administrativa e apreciar as contas do exercício financeiro. O Cosup é presidido pelo reitor e formado por outros 19 membros titulares, sendo um representante do Ministério da Educação (MEC), nove representantes da comunidade interna (professores, técnico-administrativos e estudantes), três diretores-gerais e seis da sociedade civil.
“Desde a concepção dos Institutos Federais, a política de governo incentivou a participação da sociedade civil organizada a fim de buscar a democratização da gestão, a maior transparência das ações e o controle social. A inserção desses atores no processo não só enriquece as discussões, como qualifica as tomadas de decisão”, explicou o reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe. Neste segmento, fazem parte, além de um representante da Fiems, pessoas indicadas pela Fecomércio/MS, Embrapa Agropecuária Oeste e Secretaria de Estado da Educação. Entre as entidades dos trabalhadores estão a Fetragri/MS e Siquims, enquanto como representante do MEC estará presente na solenidade a professora Nilva Celestina do Carmo, do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, que foi indicada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).
Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação