25.1 C
Três Lagoas
domingo, 27 de julho, 2025

Dieta da mãe antes da gravidez pode afetar genes do bebê

03/05/2014 – Atualizado em 03/05/2014

Por: Terra

Uma nova pesquisa aponta que o que a mulher come antes de ficar grávida pode afetar os genes do bebê e impactar a vida da criança a longo prazo. “A conclusão é que a alimentação da mãe antes de sequer engravidar é muito importante. Muitas coisas acontecem antes do momento da concepção”, explicou Andrew Prentice, um dos pesquisadores da London School og Hygiene & Tropical Medicine. As informações são do Daily Mail.

Para chegar a este resultado, Prentice estudou mulheres da área rural da África Ocidental, onde as estações levam a mudanças distintas na alimentação. Em parceria com colegas da Medical Research Council’s, na Gambia, o cientista mediu a concentração de vários nutrientes no sangue de cerca de 170 mulheres no estágio inicial da gestação. Metade delas havia ficado grávida na época chuvosa, enquanto a outra metade havia concebido durante o pico da temporada de seca. O pesquisador também examinou o DNA dos bebês destas mulheres, após o nascimento, e interrogou outras mulheres da região sobre a alimentação ao longo das estações.

Os resultados das avaliações feitas por Prentice e sua equipe mostraram uma relação clara entre a dieta das mulheres e os genes de seus filhos. No entanto, o mais surpreendente é que foi detectado que a alimentação da mãe antes de concepção influencia mais do que o que foi consumido por durante a gestação. De acordo com o estudo, a dieta da mulher antes da gravidez implica em alterações químicas que afetam quando os genes se tornam ativos e como eles agem. Nem todos os genes são ativos o tempo todo e, se funcionam em níveis altos ou baixos demais, podem causar problemas.

Ainda não se sabe até que ponto estas alterações podem afetar a saúde, no entanto, Prentice descobriu ligação entre a dieta pré-gravidez e a química de genes envolvidos com a obesidade, câncer e o sistema imunológico. Algumas destas alterações genéticas podem ser corrigidas ao longo da vida, enquanto outras, não. “A pesquisa pontua a necessidade de um coquetel de nutrientes, que poderia vir em forma de dieta ou suplementos. O mais animador é que parecemos ter encontrado informações que podem trazer consequências para as mulheres de todo o mundo que querem engravidar”, disse o pesquisador.

Prentice alerta que os resultados da pesquisa ainda não são definitivos, no entanto, poderia incentivar as mulheres a tomar um coquetel de vitaminas e outros suplementos alimentares antes mesmo de engravidar. Nutrientes essenciais para uma gestação saudável são as vitaminas B2, B6 e B12, além de colina, metionina e ácido fólico.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capacitação fortalece Defesa Civil de Três Lagoas em situações de emergência

Voluntários receberam treinamento prático em primeiros cuidados, com foco em atendimento eficaz durante eventos e ocorrências críticas A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Ovando destina R$ 18,6 milhões para reforçar saúde em MS

Verba federal contemplará mais de 30 municípios com melhorias em hospitais, equipamentos e serviços públicos de saúde O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) destinou...

Formação técnica abre portas para 238 novos profissionais de TI em MS

Programa Voucher Desenvolvedor já registra alunos contratados antes mesmo da formatura Com foco na empregabilidade e formação técnica gratuita, 238 alunos de cinco cidades de...