32.5 C
Três Lagoas
domingo, 16 de agosto, 2026

Detran-MS lança consulta online de erros cometidos em exame prático de direção

Ferramenta no portal Meu Detran traz mais transparência e facilita aprendizado de candidatos

Candidatos reprovados no exame prático de direção veicular agora podem consultar, diretamente no portal Meu Detran, as faltas que resultaram na inaptidão. A nova ferramenta foi disponibilizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) e promete tornar o processo mais transparente e acessível.

Antes, o acesso ao laudo com os erros cometidos exigia solicitação por e-mail ou via ouvidoria, o que tornava o processo burocrático e gerava desmotivação. Segundo a Gerência de Exames (Gexa), isso acabava resultando em reclamações e até mal-entendidos com os examinadores.

DEMANDA

“Muitos candidatos, por nervosismo, não se lembravam das instruções dadas no final do exame e alegavam não ter sido informados. Porém, as gravações mostravam que a explicação havia sido feita”, explicou Lina Zeinab, gerente de Exames do Detran-MS.

A solução foi levar a demanda ao setor de tecnologia, que integrou a funcionalidade ao portal de serviços digitais do Detran. Agora, basta fazer login com CPF e senha, ou com a conta Gov.br, e seguir o caminho:
Habilitação > Serviços Habilitação > Consulta de Exames e Provas.

APRENDIZADO

Além de beneficiar os candidatos, a nova ferramenta também ajuda os instrutores de autoescolas, permitindo um acompanhamento mais eficaz dos pontos fracos dos alunos.

“Com mais clareza sobre os erros cometidos, o candidato pode melhorar sua performance, e o instrutor consegue reforçar pontos específicos nas aulas”, destaca Lina.

OPÇÕES

Além da consulta de faltas do exame prático, o portal Meu Detran oferece acesso a outros resultados, como exames teóricos, provas de renovação da CNH e de cursos especializados.

Inspirado em modelos internacionais de excelência, o portal reúne todos os serviços relacionados a veículos, habilitação e agendamentos, com foco na experiência do cidadão.

O site está disponível em: www.meudetran.ms.gov.br

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ciúmes por causa de uma rosa termina com mulher agredida após balada no Jardim Primaveril

Mulher de 38 anos relatou ter sido atingida com socos nas costas pelo marido, de 33, após sair de uma balada, onde vítima solicitou uma medida protetiva contra agressor

Bicicleta é furtada de CEI no Centro de Três Lagoas

Vítima deixou a veículo no local durante o trabalho e descobriu o furto ao fim do expediente, onde câmeras de segurança podem ajudar a identificar o responsável pelo crime

Candidatos de MS já podem pedir votos a partir deste domingo

Inicio da propaganda das Eleições 2026 será liberada a partir de 16 de agosto, onde candidatos, partidos e federações passam a disputar a atenção dos eleitores em todo o país
error: Conteúdo Protegido