22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 31 de março, 2026

Detran documenta carro com chassi trocado

Policial – 31/05/2012 – 17:05

O serviço de vistoria do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul documentou um automóvel trocado após uma sucessão de erros na venda do veículo em um leilão público. O carro, emplacado pelo Detran-MS, foi considerado um “double de placas” pelo próprio Instituto de Criminalística da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Os dublês, na verdade, são veículos ilegais que usam placas de outro automóvel com as mesmas características do carro ‘esquentado’. A prática é bastante utilizada pelos criminosos porque é difícil identificar o golpe.

“Na rua, um dublê só cai se alguém ver o carro original junto com o carro frio, ou se passar por uma blitz muito ferrada, que verifique até o número do chassi. Mas isso é muito difícil. Quando param o carro frio, se estiver tudo certo, e o documento do original estiver em dia, a chance de escapar é muito grande”, conta um policial.

De acordo com o laudo 79.462, assinado por duas peritas criminais em março de 2009, o automóvel GM Omega, de cor preta e placas KOI-0644, possui o chassi original registrado no Detran-MS para um veículo semelhante, mas com as placas ADT-5817.

No inquérito policial 109/2009, conduzido pela Defurv (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos), a troca foi confirmada.

Placa trocada no próprio Detran-MS

Mas, apesar de ter a numeração do chassi diferente da que constava nos registros anteriores do veículo, o carro chegou a circular com as placas do outro carro, recebidas no próprio Detran-MS.

O automóvel foi comprado em um leilão realizado pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) através do departamento de Gestão de Políticas Públicas sobre Drogas e Convênios, da Sejusp, em outubro de 2006.

“Não dá para acreditar que um Detran cometa esse tipo de erro. Um carro passar pela vistoria, ser emplacado com o chassi de outro, e ninguém perceber, parece impossível”, espanta-se o contribuinte que comprou o carro no leilão, Vagner Gonçalves da Silva, de 39 anos.

Ele só descobriu que estava rodando com um ‘dublê’ em março de 2009, quando foi a um ferro-velho procurar peças para o automóvel e viu uma sucata com a mesma placa do carro que havia comprado do poder público.

“Eu fiquei assustado. Já tinha investido muito para arrumar o carro desde que tinha arrematado, e por isso corri para a Delegacia ver o que estava acontecendo”, conta Vagner.

De acordo com o delegado Geraldo Marim Barbosa, da Defurv, o contribuinte apresentou toda documentação da compra no leilão da Senad e o próprio carro.

Segundo o que relatou no inquérito, Marim instaurou o procedimento para investigar a existência do crime de ‘Adulteração de Sinal Identificador de Veículo Automotor’ e apreendeu o veículo.

Após ouvir Vagner, o delegado encaminhou o automóvel ao Instituto de Criminalística para exame pericial de identificação e determinou que fossem solicitadas ao Detran-MS informações sobre a cadeia dominial do Omega de placas KOI-0644, ou seja, detalhes sobre as transferências do veículo.

Foi feita a perícia e o carro foi deixado com o dono através de um ‘Auto de Depósito’. Vagner poderia rodar temporariamente como fiel depositário do próprio automóvel.

Artigo 311 no B.O.

O primeiro pedido de detalhes sobre as transferências do Omega dublê, segundo o inquérito, foi feito diretamente ao diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique dos Santos Pereira, em 5 de junho de 2009, quando também foi registrado o Boletim de Ocorrência 481/2009.

O crime de “Adulteração de Sinal Identificador de Veículo Automotor – Artigo 311 – CP” consta como fato comunicado, e Vagner não consta como comunicante, mas sim como testemunha.

Santos Pereira encaminhou as informações do Detran-MS sobre a cadeia dominial do carro para a Defurv mais de três meses depois, em 28 de setembro de 2009.

De acordo com a investigação, o carro entregue para Vagner após o arremate, na verdade, não era o que ele havia comprado. Era outro Omega, com as mesmas características, mas que foi vendido como sucata para um ferro-velho de Campo Grande em outro leilão.

Vistoriadores não perceberam

Com os documentos do leilão, Vagner apresentou o carro trocado no Detran-MS para a vistoria e a troca, mesmo com a retirada de decalque do chassi e do número do motor, que não batem, passou despercebida pelos vistoriadores do órgão estadual responsável pelo controle do registro de automóveis em Mato Grosso do Sul.

Emplacaram o carro vendido, que tinha placas ADT-5817, com as mesmas placas da sucata vendida posteriormente. De acordo com Vagner, após comprovar o erro, ele recebeu diretamente da Senad o reembolso do que pagou pelo lote no leilão e os gastos que teve.

No entanto, na última semana foi surpreendido ao saber que ainda constam em seu nome os débitos do veículo junto ao Detran-MS e do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor).

Além do carro que tinha as placas originais utilizadas no emplacado equivocadamente, a reportagem localizou também o Omega ‘dublê’. O carro continua com as placas erradas, no pátio de uma repartição pública em Campo Grande.

‘Não deu andamento’

Na Defurv, questionado sobre qual o desfecho do inquérito, e ainda se houve a responsabilização ou indiciamento de alguém pelo erro na vistoria e emplacamento, qualificado como ‘grosseiro’ pelo contribuinte, o delegado que relatou os autos se limitou a informar que ‘encaminhou tudo’ para a Corregedoria de Trânsito do Detran-MS.

No órgão estadual, após a exigência de que qualquer questionamento seja feito pelo jornal por escrito, através de endereço eletrônico, e prazo de três dias para ‘verificar os detalhes do inquérito antes’, foi confirmada a informação de que os autos foram recebidos em maio de 2010.

De acordo com nota oficial do Detran, o corregedor na época “não deu andamento ao procedimento”. O órgão ainda informa que abriu um processo administrativo para regularização e “possível troca de placas”. A Corregedoria “já está ouvindo os envolvidos”, conclui o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Midiamax / Éser

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Aniversariante Maçonaria Aquarius e Chà Revelação

Na última sexta-feira, dia 27, a Loja Maçonaria Aquarius foi palco de uma noite especial repleta de alegria e confraternização. O venerável Leandro, ao...

Suspeito de furto é preso e caixa de som recuperada em Três Lagoas

Homem com mandado de prisão em aberto tentou escapar da Força Tática, mas foi detido após ser identificado por câmeras de segurança

Disparos dentro de casa terminam com apreensão de armas pela Força Tática no Jardim Ipanema

Homem de 54 anos confessou tiros no interior da residência e foi levado à delegacia após ação na manhã desta segunda-feira, 30