A diretora de Registro e Controle de Veículos, Priscila Rezende, em entrevista ao “Linha Direta com a Notícia” explicou que o serviço facilita, principalmente para aqueles que moram longe, ou não tem tempo de ir na agência.

Em funcionamento desde do fim de dezembro de 2023, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) permite agora que o primeiro emplacamento de veículos no estado possa ser realizado de forma on-line, através do site do órgão, facilitando a vida do cidadão.

Durante entrevista ao “Linha Direta com a Notícia” desta segunda-feira (18), a diretora de Registro e Controle de Veículos, Priscila Rezende explicou que essa nova ferramenta vai facilitar para o cidadão, que em algumas situações, estão em locais distantes da sede física do Detran, ou para aqueles que não possuem tempo de ir até a agência e realizar o processo de modo presencial.

Nesse serviço, também é possível emitir o CRLV-e, e ir diretamente à uma das estampadoras credenciadas para adquirir a placa. Desde seu lançamento, o aumento de emplacamentos por meio digital enumerou, em todo o estado, cerca de 59.380 novos veículos no ano passado, uma alta de 14% em comparação com 2022.

Todo o processo é composto por seis etapas, desde da confirmação de pré-cadastro, informação do proprietário, validação de protocolo, emissão de guia, assinatura de processo CGV (Cadastro Geral de Veículos) via GOV.BR, e finaliza o processo com o anexo de documentos. Depois da validação do protocolo recebido no e-mail do cliente, é gerada a guia de pagamento, sendo obrigatório a visualização para dar continuidade. Na próxima etapa o proprietário faz o download do CGV, e automaticamente será direcionado para o GOV.BR para que seja feita a assinatura digital do documento.