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segunda-feira, 5 de maio, 2025

Desafios e avanços na inclusão escolar de crianças autistas

Emanoele Freitas, neurocientista e biomédica de Nova Iguaçu, percebeu, aos 2 anos, que seu filho, Eros Micael, tinha dificuldades de comunicação. Inicialmente, o diagnóstico foi de surdez profunda, mas aos 5 anos, descobriu-se que ele não era surdo, mas tinha autismo, uma condição rara na época. Eros, com um grau mais severo de autismo (nível 3 de suporte), enfrentou grandes desafios na escola, frequentando até os 15 anos o ensino fundamental. Iniciou em uma escola particular e depois foi para a pública, onde recebeu mais apoio e aceitação. Embora tenha dificuldades acadêmicas e cognitivas, Eros teve apoio de mediadores e aulas em uma sala multidisciplinar.

A inclusão escolar de crianças autistas é um desafio, e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, busca sensibilizar sobre a condição e combater o preconceito. Luciana Brites, psicopedagoga e psicomotricista, explica que o autismo é caracterizado por déficits de comunicação e interação social, além de comportamentos repetitivos. O diagnóstico precoce é crucial, pois o autismo é um espectro com diferentes níveis de gravidade. Apesar das dificuldades na alfabetização, crianças autistas podem ser inseridas no ensino regular, desde que haja adaptações pedagógicas.

Isabele Ferreira da Silva Andrade, moradora da Ilha do Governador, é mãe de dois filhos autistas, Pérola (7 anos) e Ângelo (3 anos). Pérola foi diagnosticada com autismo leve e epilepsia, enquanto Ângelo tem autismo moderado. Isabele teve que abandonar seu trabalho para cuidar dos filhos e garantir que recebessem o acompanhamento adequado, como terapia e apoio escolar. Ela destaca a importância dos mediadores e das escolas que entendem as necessidades dos alunos autistas.

O Ministério da Educação (MEC) mantém a Política Nacional de Educação Especial desde 2008, visando à inclusão de alunos com deficiência, como os autistas, nas salas de aula regulares. Atualmente, 36% das escolas possuem salas de recursos multifuncionais, e 89,9% dos alunos com necessidades especiais estão matriculados em classes comuns.

Com informações Agência Brasil

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