22.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Desabastecimento de gás de cozinha gera racionamento e zera estoque de revendedoras de MS

Estabelecimentos fazem racionamento na Capital e há estoque zerado no interior do Estado

O fornecimento de gás GLP às revendedoras de Mato Grosso do Sul está prejudicado e, em alguns locais, o estoque do produto está zerado. Em Campo Grande, há racionamento na revenda, mas em cidades do interior do Estado a situação é mais crítica.

Antonio Cyreno tem uma revenda de gás em Campo Grande e vendia 350 botijões de gás por dia. No entanto, neste mês a venda diária é de 30 botijões, em média. “Há mais ou menos 12 dias está faltando gás no Estado. Estou fazendo revezamento de funcionários no dia a dia, pois não tenho mais estoque”.

Proprietária de revendas de gás em Campo Grande e Três Lagoas, Karoline Magalhães afirma que nos últimos 10 dias, recebeu cargas do produto apenas duas vezes. “A falta é geral. Está faltando gás de cozinha em toda Campo Grande”.

Motivos diversos levam à falta de gás GLP
Não há uma única explicação para a dificuldade no fornecimento de gás no Estado. Presidente do Sindicato do Gás de MS, Vilson de Lima afirma que é um conjunto de fatores que levam à situação atual.

“Desde o começo de novembro a situação vem piorando, sabemos que teve a questão de protestos em rodovias, o fechamento da fronteira na Bolívia e greve em refinarias. Mas não há informações precisas sobre o motivo dessa situação”, afirma o presidente do sindicato.

Já o revendedor Antônio Cyreno afirma que a situação se deriva de uma manutenção de rotina da Petrobras em novembro, junto com o fechamento da fronteira com a Bolívia e a venda de uma envasadora de gás na Bahia.

Crise se agrava no interior de MS
Em Sidrolândia, a revenda do Adilson Ataíde está com estoque zerado e sem previsão de receber novo carregamento. Ele conta que desde o fim de outubro está com dificuldade no abastecimento.

“Eu vendo mais de 1 mil botijões por semana, o estoque chegou a zerar várias vezes como hoje, mas agora não tenho previsão de receber novo carregamento”, afirma. Ele diz que na cidade a população já sente dificuldade para comprar gás.

De acordo com o sindicato do gás, em média, o faturamento das revendas caiu 60% em novembro. Mas em alguns casos a situação é mais grave, como do Antônio Cyreno, onde o faturamento caiu 90%.

Todos disseram que a maior dificuldade está no fornecimento de gás GLP da Copagaz, atual líder do mercado.

Fonte: MidiaMax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia