29.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de setembro, 2025

Deputados aprovam projeto que garante participação remota em sessões

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (25), o Projeto de Resolução da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para regulamentar a participação remota dos deputados nas deliberações e votações nas sessões plenárias e reuniões de comissões.

O Projeto de Resolução 04/202 admite a possibilidade de o deputado ou deputada participar de forma remota nas sessões plenárias e das reuniões nas comissões das quais seja membro.

Os deputados poderão votar, mas estão proibidos de fazer uso da palavra no pequeno expediente, grande expediente e explicações pessoais. Além disso, “deverá preservar o decoro e a adequação de vestimenta como se estivesse em Plenário”.

A Mesa Diretora justificou que se reuniu com os líderes e ouviu a comissão designada para adequação do Regimento. Pondera, ainda, que a alteração regimental proposta admite a participação remota do parlamentar às deliberações e votações da Assembleia, mas preserva a regra ordinária da presença física para os debates e discussões próprias do Parlamento.

Outros projetos

Os deputados também aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei 70/2023, de autoria do deputado Lidio Lopes (Patriota), que institui a Política Estadual de Orientação sobre a Síndrome de Down em Mato Grosso do Sul, que será constituída por um “conjunto de princípios voltados para a compreensão, o apoio, a educação, a saúde, a qualidade de vida, o trabalho e o combate ao preconceito”.

Em segunda discussão,  Projeto de Lei Complementar 04/2023, do Poder Executivo. A proposição altera e revoga dispositivos da Lei Complementar 93/2001, que institui o Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda (MS-Empreendedor). De acordo com o governo, a mudança na Lei reduzirá a burocracia na formalização dos acordos com as empresas incentivadas, “sem prejuízo da manutenção de toda a análise técnica exercida pelas Secretarias de Estado envolvidas”.

Conforme o Investiga MS, também foi aprovado em segunda discussão a Lei 4.049/2011, que dispõe sobre o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (MS Forte-Indústria). A finalidade, segundo a mensagem do governo, é “ajustar as competências para firmar os termos de acordo relativos a incentivos e a benefícios fiscais pactuados entre o Estado de Mato Grosso do Sul e os contribuintes incentivados”.

Os deputados ainda aprovaram o Projeto de Lei 94/2023, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS). que dispõe sobre o Fundo Especial de Desenvolvimento, Modernização e Aperfeiçoamento do Tribunal de Contas (FUNTC). A mudança inclui no uso do Fundo a realização de programas de bem-estar e qualidade de vida dos servidores do órgão. Segue ao expediente para sanção.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem de 23 anos está desaparecido; família pede informações

A família relata que o jovem vinha apresentando sinais de possível instabilidade emocional A família de Marco Antônio, 23 anos, natural de Inocência (MS) e...

Toffoli dá 10 dias para Câmara explicar tramitação de PEC que limita investigações contra parlamentares

Ministro do STF analisa dois pedidos para suspender proposta que já foi aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados

Três Lagoas terá veículo adaptado e reforço em CER para pessoas com TEA

Recursos vão reforçar rede de atendimento em 4 municípios e ampliar a assistência a crianças e adultos Na semana do Dia Nacional da Pessoa com...