26.8 C
Três Lagoas
sábado, 21 de fevereiro, 2026

Deputados aprovam prazo maior para grávida fazer prova física de concurso

Mães de bebês até seis meses também terão mais prazo para fazer o curso de formação, se aprovadas

24/09/2019 15h01
Por: Deyvid Santos

CAMPO GRANDE (MS) – Com os votos de todos os deputados que estavam no plenário, a Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (24) projeto de lei estabelecendo condições diferenciadas às grávidas na etapa de prova física dos concursos para seleção de praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Pela proposta, elas poderão remarcar o teste de aptidão física por até um ano.

A lei também estabelece mais prazo para as mães de bebês de até seis meses, aprovadas no processo seletivo, cursarem a academia na próxima turma. Neste caso, as candidatas precisão de laudo médico atestando a falta de condições físicas para o curso de formação.

Apresentada pelo governo no fim de agosto, a proposta atende a solicitação das associações de policiais e bombeiros. Hoje, se a mulher faz o concurso e, na hora das provas físicas, está grávida e sem condições até de se preparar para os exames, ela é eliminada.

Também foi aprovada mudança na validade dos exames médicos solicitados. Atualmente, o governo pedir novos testes de saúde em seis meses. Agora, o prazo mínimo é de um ano.

Pelo texto aprovado, as regras são válidas daqui para frente. O deputado José Almi (PT) chegou a apresentar emenda tornando a lei retroativa, mas ela não passou na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça Redação). A matéria ainda vai passar pela segunda votação e depois vai para sanção do governador Reinaldo Azambuja.

Há na Assembleia um outro projeto parecido, apresentado pelo deputado estadual Evander Vendramini (PP). Com a aprovação deste, a tendência é que seja retirado de trâmite.

Informações do site Campo Grande News

Deputados durante a sessão da Assembleia desta terça-feira. (Foto: Leonardo Rocha)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avanço da inteligência artificial acende alerta sobre autonomia e pensamento crítico

Especialistas discutem impactos cognitivos, éticos e sociais do uso crescente de algoritmos na tomada de decisões

Projeto propõe aumento de pena para crime de maus-tratos cometidos em instituições de ensino

Proposta em análise na Câmara prevê punição maior quando violência ocorrer no ambiente escolar, com foco na proteção de crianças e adolescentes

Receita libera consulta a lote da malha fina de fevereiro com R$ 578,9 milhões em restituições

pagamento será realizado no dia 27 de fevereiro, cerca de 205 mil contribuintes irá verificar se há recebimento Cerca de 205 mil contribuintes que...