18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

Deputado propõe programa de saúde bucal nas escolas do MS

O deputado estadual Lidio Lopes apresentou um projeto de lei visando a criação do Sorriso POPE (Programa de Odontologia Preventiva nas Escolas) nas instituições de ensino estadual de Mato Grosso do Sul. A proposta foi discutida durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta quarta-feira (5).

O objetivo do programa é promover a saúde bucal de crianças e adolescentes, por meio de ações educativas em escolas estaduais, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. As atividades incluem ensino de técnicas corretas de escovação, uso de fio dental, aplicação de flúor, fornecimento de kits de higiene e a realização de palestras e debates sobre o tema.

Lopes enfatizou a importância da iniciativa diante dos riscos à saúde causados pela falta de cuidados dentários, que podem resultar em problemas como cáries, inflamações e até doenças graves, como infecções cardíacas e renais. “Problemas dentários afetam a autoestima, a socialização e até o desempenho escolar”, afirmou o deputado.

Caso aprovado, o projeto prevê que, quando necessário, os estudantes sejam encaminhados para tratamento odontológico na rede pública de saúde. O Governo do Estado também poderá firmar parcerias com universidades, profissionais da área e outras instituições para viabilizar a implementação do programa.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Nos dias 02 e 03, Casa do Artesão recebe Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto

Nos dias 02 e 03 (sexta-feira e sábado) de maio acontecerá a Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto, na Casa do Artesão, evento...

Sexta-feira tem previsão de sol e baixa umidade em Três Lagoas

Clima seco e calor moderado continuam, com temperaturas na casa dos 29ºC durante a tarde.

Briga por R$ 600 acaba com trio na delegacia no Jardim Oiti

Confusão começou após acusação de furto de R$ 600 entre amigas e terminou com agressões, feridas e intervenção da Polícia Militar.