24.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Deputado luta para evitar desativação da 1ª Vara do município

Política – 10/02/2012 – 19:02

Hoje pela manhã, o deputado estadual Eduardo Rocha, líder do PMDB na Assembléia Legislativa, junto a representantes de diversos setores dos municípios de Cassilândia e Rio Brilhante estiveram reunidos em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça, Dr. Luis Carlos Santini. O objetivo era tentar reverter a decisão do presidente do TJ de desativar a 1ª Vara de Cassilândia sob o argumento de cortar gastos.

No último dia 6, Luis Carlos Santini, retirou de pauta a proposta para fechar a 1ª Vara de Cassilândia. A retirada foi feita após ouvir os argumentos de Tânia Mara de Freitas Rocha, presidente da Subseção da OAB de Cassilândia, e da manifestação contrária por representantes de diversos setores do município. O assunto seria votado no dia 8. Caso a 1ª vara cível de Cassilândia seja fechada, a cidade de 21 mil habitantes localizada a 428 quilômetros de Campo Grande ficaria apenas com a 2ª vara cível em funcionamento.

Durante a reunião, que também contou com a participação do Deputado Federal e ex-presidente da OAB/MS, Fábio Trad, o deputado estadual Eduardo Rocha sugeriu, que a exemplo do que foi implantado em outros municípios, fosse realizada uma parceria entre a administração municipal, câmara de vereadores e o Tribunal de Justiça para sanar as dificuldades orçamentárias alegadas pelo presidente do TJ, que levariam a desativação da Vara.

Eduardo explicou que através desta parceria seria possível não só ceder funcionários da administração municipal para a 1ª Vara, mas também estudar formas de viabilizar o repasse de recursos da Câmara para atender a Justiça Estadual em Cassilândia.

A reivindicação de não desativar a 1ª Vara de Cassilândia , segundo Ocleci Martins de Oliveira, analista judiciário e vice-presidente da Associação dos Servidores do Poder Judiciário da Comarca de Cassilândia, tem como base o elevado números de tramitação de processos distribuídos mensalmente na comarca, que supera as comarcas vizinhas, de Chapadão do Sul, Costa Rica, Aparecida do Taboado, empantando com Pananaíba. Além, é claro da existência de Presídio Estadual, que comporta atualmente quase 200 detentos presos, mais 50 em regime semi-aberto, sendo que mais de 80% desses detentos são de Camapuã-Costa Rica, Chapadão, Aparecida do Taboado.

Ao final da reunião o presidente do TJ, Dr. Luis Carlos Santini afirmou que ainda está estudando a viabilidade de manter a 1ª Vara. “Os estudos já realizados serão novamente analisados”, finalizou Santini.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Lei amplia atuação de delegados em plantões no Mato Grosso do Sul

Norma permite que delegados de classe especial integrem escala de plantão quando não houver profissionais de classes inferiores disponíveis. Foi sancionada nesta quarta-feira (5) pelo...

Casa do Trabalhador oferece 125 vagas em Três Lagoas nesta quarta

Oportunidades se concentram principalmente em funções operacionais, de atendimento e construção civil. A Casa do Trabalhador de Três Lagoas está com 125 vagas de emprego...

Copom deve manter Selic em 15% na penúltima reunião do ano

Com inflação em desaceleração, mas ainda pressionada por energia, mercado prevê continuidade da taxa no maior patamar em quase duas décadas. O Comitê de Política...