9.7 C
Três Lagoas
domingo, 10 de agosto, 2025

Dentista fala dos perigos do câncer bucal e alerta três-lagoenses

07/11/2016 – Atualizado em 07/11/2016

Três Lagoas foi o primeiro município do MS a fazer uma ação de prevenção da doença

Por: Rayani Santa Cruz

Na semana de prevenção ao câncer bucal, o programa Jornal da Manhã, recebeu a Professora e Ortodontista Dra. Maria Fernanda Martins-Ortiz, ela que também é Patologista, Mestre e Doutora pela FOB/USP, explicou sobre cuidados e prevenção ao câncer bucal.

Mais de 20 profissionais participaram de uma ação de prevenção na Praça Ramez Tebet no sábado (05). Três Lagoas foi o primeiro município do estado a implantar a ação, no local, foi instalado um posto de atendimento para a população com o objetivo de diagnosticar lesões e oferecer dicas de como fazer o autoexame. A ação foi uma iniciativa do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS) em alusão a Semana de prevenção ao câncer de boca, instituída por Lei Municipal e Estadual.

A Dr. Maria Fernanda explicou que o câncer bucal é uma doença séria e pouco divulgada ainda, os tumores podem acometer a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

Para a profissional o fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. Outro fator é a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

A dentista salientou que as pessoas devem ficar atentas e sempre observar a boca, e caso uma ferida permaneça por mais de 20 dias o individuo deve correr para um consultório odontológico.

O autoexame da boca é uma técnica simples que a própria pessoa faz para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchações.

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. A doutora explicou também que nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

Confira a entrevista:


Dra. Maria Fernanda Martins-Ortiz.

https://youtube.com/watch?v=ipAnlLPa-us

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS supera meta da OMS em aleitamento materno exclusivo e alerta para apoio coletivo às mães

SES destaca a importância da criação de ambientes que favoreçam a amamentação.

Exportações de MS totalizam US$ 6,3 bilhões no ano, puxadas por celulose, soja e carne bovina

O principal produto na pauta de exportações sul-mato-grossense até julho de 2025 foi a celulose, com crescimento de 53,3% em termo de valor e de 70,23% em termos de volume.

Polícia Científica participa de capacitação sobre inovações na perícia

A participação da PCiMS, por meio do IC, reforça a importância da integração com o MPMS, fortalecendo a troca de conhecimento técnico e a atuação conjunta em investigações criminais.