11.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de julho, 2025

Dengue no Brasil: mais de 170 mil casos e 38 mortes em Janeiro

O Ministério da Saúde divulgou que, em janeiro, o Brasil registrou 170.376 casos prováveis de dengue, com 38 óbitos confirmados. Além disso, outros 201 mortes estão sendo investigadas. O estado de São Paulo se destaca com o maior número de infecções, sendo a região Sudeste a mais afetada.

O levantamento do Painel de Monitoramento de Arboviroses apontou um índice de 80,1 casos de dengue a cada 100 mil habitantes no país. São Paulo lidera com 100.025 ocorrências, seguido por Minas Gerais (18.402), Paraná (9.424) e Goiás (8.683). Em termos de incidência, o Acre apresenta a maior taxa, com 391,9 casos por 100 mil habitantes.

A doença atinge principalmente adultos, com maior prevalência nas faixas etárias de 20 a 49 anos. Em relação ao perfil racial, 51,3% dos casos envolvem pessoas brancas, enquanto 32,4% são de pardos, 4,4% de negros e 1,1% de amarelos.

A situação em São Paulo é alarmante, com o número de casos duplicando em comparação ao mesmo período de 2024. O aumento é atribuído à maior circulação do sorotipo 3 do vírus da dengue, identificado como predominante em diversas áreas do estado, especialmente em São Paulo e no Paraná.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sol volta a brilhar com mais força em Três Lagoas nesta quinta-feira

Alta pressão garante tempo firme e elevação gradual das temperaturas no leste de MS.

Polícia Civil apreende mais de uma tonelada de maconha em Água Clara

A droga estava sendo transportada em uma caminhonete Fiat Toro Policiais civis do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia de Água Clara,...

Bom pagador agora tem benefícios garantidos por lei em MS

Lei estadual define punições para sonegadores reincidentes e garante vantagem a quem mantém tributos em dia Já está em vigor em Mato Grosso do Sul...