17.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 11 de julho, 2025

Delegada Municipal fala sobre Controle Social para salvar a saúde de Três Lagoas

25/09/2015 – Atualizado em 25/09/2015

Por: Redação

Toninha Campos recebeu hoje (25), em seu Programa na Rádio Caçula, Sônia Aparecida de Camargo, Delegada Municipal de Saúde para falar sobre a necessidade do Controle Social das verbas destinadas para a saúde pública de Três Lagoas (MS).

Conforme Sônia,não é segredo para ninguém que a saúde pública de Três Lagoas está um caos, mas pode ser melhorada mediante a participação da população, que precisa conhecer seus direitos e exercer o controle social sobre a destinação de políticas da saúde, sendo que, na cidade não existe transparência na prestação de contas.

Sônia disse que, infelizmente nos municípios do interior do país, se tornou prática comum não disponibilizar informações para os cidadãos e, os administradores acham que a coisa pública é propriedade deles, quando na verdade, eles são funcionários do povo para gerir os recursos e a população tem a obrigação de cobrar a prestação de serviços públicos de qualidade.

Segundo a Delegada Municipal de Saúde, somente em 2015 o governo federal transferiu trinta e um milhões de reais para a saúde de Três Lagoas, e segundo ela, não se pode aceitar a desculpa que não tem dinheiro na cidade para a área da saúde, o que está faltando é o gerenciamento adequado desses recursos, pois existe a necessidade do controle social para fiscalizar o gerenciamento dos recursos na área da saúde, pois tudo o que a secretaria municipal de saúde realiza deve estar descrito em plano anual de atividades.

Para mudar a realidade da saúde em Três Lagoas – Sônia disse que a população deve participar mais ativamente, pois Infelizmente a maioria dos cidadãos acredita que, ao eleger determinado político, ele vai representar os anseios da população e não precisa de fiscalização, sendo que é completamente o contrário, ao eleger determinada pessoa para determinado cargo, é a hora de fortalecer a vigilância sobre suas atividades, sendo ele um servidor público que recebe seu salário dos nossos impostos.

“Os vereadores não são eleitos para fazerem parte de oposição ou situação, a função deles é fiscalizar o executivo para garantir todos os direitos dos cidadãos e, a população precisa se conscientizar que cada pessoa faça a sua parte e exigir dos vereadores a fiscalização e o cumprimento das leis ” disse Sônia.

Para Sônia, a população deve manter o hábito de frequentar as reuniões mensais do conselho municipal da saúde e saber o que a prefeitura está fazendo com os recursos destinados para a área, pois a saúde pública municipal não é favor e sim obrigação da prefeitura.

Sônia disse que, na semana passada ela e mais dezoito delegados municipais de saúde participaram da conferência estadual de saúde, com caminhada de protesto até a assembleia legislativa, onde foram recebidos pelos deputados.

Sobre a contratação de uma assessoria para a área da saúde – segundo Sônia, o conselho municipal de saúde certamente não permitirá a contratação de assessoria para a área, pois assuntos relativos da saúde devem ser deliberados primeiro no conselho para em seguida serem analisados pelos vereadores.

O Conselho Municipal de Saúde fica no prédio do hemocentro, próximo ao quartel do Exército e atende no telefone (67) 3929-1864.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia recupera iPhone 14 Plus e bicicleta elétrica em Três Lagoas

Suspeito afirma ter comprado itens no Facebook; investigação apura receptação A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia, efetuou nesta sexta-feira (11) a recuperação de...

Pioneiro do mototáxi morre após mal súbito em avenida de Três Lagoas

Leonildo teve um mal súbito e morreu enquanto pilotava sua motocicleta Na noite de quinta-feira (10), Três Lagoas se despediu de Leonildo Pereira, um dos...

PM intensifica fiscalização e garante segurança no primeiro dia do Motoshow

A Polícia Militar de Três Lagoas reforçou o policiamento na noite desta quinta-feira (10) durante a abertura da 22ª edição do Motoshow, um dos...