09/12/2013 – Atualizado em 09/12/2013
Por: Assessoria do Senador
O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) quer que o Brasil invista cada vez mais em segurança no trabalho, para garantir não só a tranqüilidade de empresários e trabalhadores, mas também um país justo, humano e cidadão.
“O trabalho seguro é importantíssimo, porque ele traz não só segurança, mas também qualidade, asseio e um bom ambiente nas relações entre as pessoas.Trabalho com segurança é sinal de desenvolvimento econômico e social, um passo fundamental para a cidadania. Temos que valorizar o que é mais importante para nós, os trabalhadores e trabalhadoras que constroem o futuro do Brasil”, afirmou o senador na manhã desta sexta-feira, 6 de dezembro, em Três Lagoas, durante a 2ª edição do Ato Público pelo Trabalho Seguro, promovido pela Federação das Indústrias de Mato Grosso e a Justiça do Trabalho, para conscientizar e prevenir trabalhadores sobre os riscos de acidentes e doenças do trabalho, orientando quanto às medidas de segurança.
O evento contou com a participação de milhares de trabalhadores envolvidos na construção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3), da Petrobras, em Três Lagoas, considerada a maior do ramo na América Latina, que tiveram uma manhã repleta de ações desenvolvidas pelo SESI, com atendimentos nas áreas de saúde, esporte e lazer.
De acordo com dados da Previdência Social, Mato Grosso do Sul registrou aumento no número de acidentes nos últimos anos, saindo de 10.102 casos em 2010 para 11.333 notificações no ano passado, o que representa um crescimento de 12%. Ainda conforme o levantamento, os números também são crescentes em Três Lagoas, que tem o 3º maior índice de acidentes laborais no estado. Por este motivo, a Justiça do Trabalho e a FIEMS optaram por escolher a cidade para sediar o Ato Público pelo Trabalho Seguro.Responsável por cerca de 50% do volume de exportação industrial de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas é hoje um dos principais polos de contratação de trabalhadores. O município tem 3 mil empresas instaladas e 54 indústrias de grande e médio porte.
Fábrica – Delcídio disse que o projeto da fábrica de fertilizantes da Petrobras lhe traz muitas lembranças.
“Quando eu era diretor da empresa, no começo da década passada, começamos a discutir esse projeto para viabilizar a utilização do gás natural boliviano. A idéia inicial era implantá-lo na fronteira, mas depois verificou-se que a melhor opção seria construir aqui em Três Lagoas, em função da logística.
Vocês têm uma missão importantíssima porque essa fábrica veio para dar auto suficiência ao Brasil na produção de fertilizantes”, afirmou o senador, que encerrou sua fala conclamando os trabalhadores a dar um “viva” ao ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, falecido nesta quinta-feira, no que foi seguido pelos presentes ao evento.
