16/05/2014 – Atualizado em 16/05/2014
Atleta Três-lagoense,se tornou recordista mundial e visa as olimpíadas de 2016
Por: Lois Lenne
“Vale mais a lágrima de uma derrota, do que a vergonha de não lutar por uma vitória”, é com essa frase que a atleta três-lagoense paraolímpica, Silvania Costa de Oliveira de 26 anos, descreve sua trajetória de vida, desde que passou a se dedicar ao esporte.
Em entrevista a Rádio Caçula, Silvania diz ter começado a se interessar pelo atletismo cedo, com apenas 11 anos de idade, porém, não levava os treinos a sério, mesmo participando de pequenas competições e ganhando sempre.
Foi com seu primeiro treinador, Reinaldo Abraão Camargo, que Silvania despertou amor, e interesse por atletismo. Ela afirma que começou a treinar realmente há três anos.
Após representar Três Lagoas em várias competições a nível nacional e internacional por dois anos, a atleta aceitou o convite da CPB (Comitê Paraolímpico do Brasil), para treinar em São Caetano- SP (a cerca de 679,4 Km de Três Lagoas), cidade onde está há um ano e reside atualmente.
Com sorriso no rosto a atleta medalhista, esbanja simpatia e mostra que apesar de jovem, já é um exemplo de determinação, garra e superação.
Em São Caetano- SP a atleta recebe assistência médica com profissionais que a acompanham, incluindo psicólogo, massoterapeuta, fisioterapeuta, nutricionista, ou seja, uma equipe completa para cuidar de sua saúde, Silvania conta também com um guia particular, o treinador Wendel Silva.
Silvânia acaba de voltar do Grande Prix IPC Athletics de Mesa, no Arizona, Estados Unidos, promovido pelo Comitê Paraolímpico Internacional, onde ficou do dia 9 ao dia 13 de maio. Chegou quarta-feira (14), em Três Lagoas, para visitar seus familiares que moram aqui, mas já está de partida neste domingo (18).
A seleção brasileira de atletismo paralímpico voltou para o Brasil nesta segunda-feira, 12, com 22 medalhas na bagagem, sendo 15 de ouro, sete de prata e três de bronze, após etapa do Grand Prix IPC Athletics. Dos 14 atletas que embarcaram para os Estados Unidos, 13 voltaram com medalha.
Orgulhosa e com ares de vitória Silvania diz, “Sempre falo que sou de Três Lagoas- MS, tenho muito orgulho da minha cidade e orgulho de poder participar do crescimento que o atletismo vem tendo”.
Hoje Silvania treina com o técnico da Seleção Brasileira Amauri Veríssimo, e o admira muito.
Com apenas 26 anos de idade e três anos de treinamento sério, Silvania é a Recordista Brasileira Sul-americana de salto em distância, com 5 metros e 10 centímetros, e está à 5 centímetros do recorde mundial que é de 5,21 metros. É a segunda velocista mais rápida do mundo com duas medalhas de 100 e 200 metros. É recordista também em arremesso de peso.
Ano passado participou do Mundial de Atletismo Paraolímpico de Lyon, na França, e ficou em 6° lugar. No ano de 2013 conquistou 13 medalhas de ouro, 3 de prata e 4 de bronze.
Silvania, juntamente com mais dois atletas, e os guias Heitor Sales e Wendel Silva, fazem parte do Time São Paulo, parceria entre CPB e a Secretaria de Estado do Direito das Pessoas com Deficiência de São Paulo que beneficia trinta e quatro atletas e seis guias atletas-guia de nove modalidades.
No próximo mês Silvania irá para Berlim, Alemanha. A atleta pretende chegar ao 1° lugar no ranking mundial de salto em distância. Seu objetivo, além de conquistar mais recordes e experiência, é poder representar o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016.
Boa Sorte a nossa atleta!


-
Content section component
-
-
-
-