21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 26 de fevereiro, 2026

Data limite para justificar ausência no 2º turno é 27 de dezembro

Em MS, 427.646 mil pessoas se abstiveram de votar no último domingo

30/10/2018 08h57
Por: Deyvid Santos

Eleitores que não compareceram às urnas no último domingo (28), segundo turno das eleições 2018, têm até dia 27 de dezembro para justificar ausência. Em Mato Grosso do Sul, 427.646 deixaram de votar e agora precisam ficar atentas ao prazo. O número foi maior do que o registrado no dia 7 de outubro, quando 398.287 se abstiveram.

Para justificar, o eleitor precisa preencher requerimento disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e entregar pessoalmente em qualquer cartório eleitoral, ou enviar via postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito.

Quem optar em fazer pela internet, terá que informar seus dados pessoais e indicar o motivo de ter faltado. Será preciso anexar comprovante do impedimento para votar. O sistema gerará um código que servirá como protocolo, permitindo que o eleitor acompanhe o processo até a decisão do juiz da zona eleitoral.

O eleitor que não estava no país no dia da votação também precisa entregar o formulário e documentos comprobatórios em até 60 dias após às eleições ou 30 dias após retornar ao Brasil. Quem não justificar pode ficar impedido de tirar passaporte, carteira de identidade, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, assim como não concorrer cargos da União, dos estados, Distrito Federal e municípios, ou se inscrever em concursos públicos ou tomar posse em cargos e funções públicas.

Também fica previsto cobrança de multas eleitorais, que variam entre R$ 3,5 e R$ 35,10, a ser definido pelo juiz eleitoral.

Informações do site Campo Grande News

Eleitora durante processo de votação, no último domingo (Foto: Paulo Francis)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quinta-feira terá tempo mais firme em Três Lagoas com chance de chuva isolada

Previsão do CEMTEC-MS indica mínimas de 23°C e máximas de 30°C, com sol e variação de nuvens

MS sedia Fórum Nacional de Secretários de Planejamento em março

Evento do Conseplan reunirá gestores de todo o país em Campo Grande para debater planejamento, orçamento e gestão estratégica

 Formatura João Pedro Latta

No último sábado, dia 21, foi de muita alegria para a família Latta com a formatura de João Pedro Latta em Direito pela Universidade...