35.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de outubro, 2025

Cultivo de eucalipto bate recorde; Três Lagoas é a pioneira na produção

20/08/2014 – Atualizado em 20/08/2014

O cultivo de eucalipto em Mato Grosso do Sul foi pioneiro em Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Água Clara

Por: Da Redação/MC/Capital News

Mato Grosso do Sul registrou 690 mil hectares de eucaliptos plantados em 2013, número 475% maior em relação ao ano de 2006, em que o Estado cultivou 120 mil hectares. As informações são do último relatório da Reflore – Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas. Além de rentável, a atividade é alternativa para a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). O cultivo de eucalipto como diversificação na propriedade rural será abordado em palestra na Feira do Empreendedor 2014, no Centro de Convenções Albano Franco em Campo Grande.

Ecologicamente correto e com forte demanda no mercado, o cultivo de eucalipto é realizado em pequenas e médias propriedades do Estado. Para o instrutor do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), Ramiro Juliano da Silva, um fator importante que contribui para o aumento do plantio de eucalipto no Estado é a viabilidade da madeira. “O eucalipto é duas vezes mais rentável do que a pecuária, por exemplo, e o produtor pode recorrer a programas de incentivo à atividade, o que o deixa mais próximo do comércio com empresas florestais, presentes em peso no Estado”, destaca.

Para iniciar o plantio de eucalipto na propriedade rural, o investimento gira em torno de R$ 5 mil por hectare. A primeira extração de madeira pode ser feita entre o quinto e sétimo ano e cobre as despesas do valor desembolsado. “A partir da próxima retirada, que acontece no 15º ano, o lucro gira em torno de R$ 2,5 mil por hectare”, explica Silva, que recomenda que o produtor interessado em investir na atividade faça um estudo de mercado para determinar qual será o destino da produção.

O cultivo de eucalipto em Mato Grosso do Sul foi pioneiro em Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Água Clara, municípios à margem da Ferrovia Noroeste, que ligava Bauru (SP) a Corumbá. A ferrovia foi instalada no Estado em meados de 1914. A necessidade de abastecimento da locomotiva com madeira incentivou o plantio ainda que tímido de eucalipto nessas cidades. Começava assim o cultivo da madeira no Estado.

A palestra ‘Cultivo de Eucalipto como Diversificação’ acontece no sábado (23), às 20h45 na Sala de Palestras 01 no Espaço Agronegócios. A 6ª edição da Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae/MS em parceria com o Sistema Famasul, Sistema Fecomércio, Sistema Fiems, entre outras entidades. O evento acontece de 21 a 24 de agosto, das 14 às 22 horas. O pré-credenciamento pode ser feito no endereço www.feiradoempreendedorms.com.br, onde também é possível consultar a programação completa de eventos. A participação em todas as atividades é gratuita. Mais informações: 0800 570 0800.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul continua sem casos confirmados de sarampo em 2025

Estado mantém vigilância ativa e reforça ações de prevenção nas fronteiras; 84 notificações foram registradas, mas nenhuma confirmação

Inca lança relatório sobre câncer de mama no Brasil

São estimados 73.610 novos casos este ano no país

USF Santa Rita terá atendimento parcial nesta segunda devido à manutenção da Elektro

Unidade funcionará apenas para acolhimento e orientações pela manhã; consultas e procedimentos foram remarcados