33.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Cristina Kirchner se recupera bem após cirurgia para retirada de tumor

Policial – 04/01/2012 – 18:01

A presidente argentina Cristina Kirchner se recupera bem após uma cirurgia de cerca de 3h30 para retirada de um tumor cancerígeno na tireoide, informou o porta-voz da Presidência, Alfredo Scoccimarro, nesta quarta-feira (4).

“A cirurgia da presidente Cristina Fernandez de Kirchner trancorreu sem nenhuma complicação”, disse no primeiro comunicado oficial, acrescentando que ela permanecerá hospitalizada pelas próximas 72 horas.

A imprensa argentina já havia divulgado anteriormente que a cirurgia da presidente havia sido bem sucedida. Cristina foi operada em Pilar, a 50 km ao norte de Buenos Aires.

Kirchner havia sido internada no hospital privado Austral, onde, desde a noite de terça, centenas de pessoas fizeram uma vigília em seu apoio.

Vários cartazes desejavam “força” para Cristina. Um forte esquema de segurança cercou o hospital.

Kirchner passou a terça-feira descansando em Buenos Aires, após ter passado o Ano Novo em El Calafate com seyus filhos Máximo, de 32 anos, e Florencia, de 24, e outros parentes.

O câncer foi publicamente anunciado em 27 de dezembrio.

“Foi detectada a existência de um carcinoma papilar no lobo direito da glândula da tireoide”, disse o porta-voz. Ele acrescentou que “se constatou a ausência de compromissos nos gânglios linfáticos e a inexistência de metástase”, o que significa que ele não se espalhou.

A presidente vai ficar licenciada 20 dias, até 24 de janeiro, período em que vai exercer a Presidência o vice Amado Boudou.

Cristina, 58 anos, vinha sofrendo de quadros de hipotensão, que a obrigavam a suspender, por breves períodos, as atividades oficiais. A última crise ocorreu no dia 11 de outubro passado, 12 dias antes das eleições presidenciais.

Em abril passado, Kirchner ficou 48 horas de repouso pelo mesmo problema, e precisou adiar uma visita oficial ao México.

Cristina foi reeleita em outubro com 54% dos votos para um segundo mandato.

Seu marido e antecessor, Néstor Kirchner, morreu no dia 27 de outubro de 2010, aos 60 anos, vítima de um ataque cardíaco.

O diagnóstico do tumor atraiu a solidariedade do país onde Eva Perón, esposa do ex-líder Juan Perón e conhecida como Evita, é reverenciada décadas após morrer de câncer, aos 33 anos. Assim como Evita, Cristina é amada pelos seus esforços para ajudar os pobres da Argentina.

Mas, apesar de ser muito popular entre os argentinos que se beneficiam de generosos benefícios sociais, a presidente ‘e criticada por muitos empresários que acreditam que suas intervenções na economia afastam investimentos.

Cristina é a quinta mandatária da América Latina a ser diagnosticada com câncer nos últimos anos.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Secretário de Administração fala sobre jornada reduzida de seis horas dos servidores em Três Lagoas

Jardel Matos explicou em entrevista à Caçula FM que o novo modelo visa ampliar o atendimento ao público até as 18h e melhorar a qualidade de vida dos servidores municipais, sem redução salarial.

Como um crypto card facilita a vida de quem faz compras online

Fazer compras online já virou parte da rotina de milhões de brasileiros. Seja para pedir comida, assinar um streaming ou aproveitar promoções em lojas...

Homem tenta incendiar esposa e casa após ser acusado de traição no Jardim Alvorada

Tomado pela fúria, suspeito de 44 anos espalhou álcool pela residência e ameaçou matar a companheira queimada na noite desta terça-feira, 11.