37.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Coronel reformado diz ter ocultado restos mortais de Rubens Paiva

20/03/2014 – Atualizado em 20/03/2014

Por: Folha da Região

O coronel reformado do Exército Paulo Malhães, 76, disse ao jornal carioca “O Dia” que participou de uma operação secreta para ocultar os restos mortais do ex-deputado Rubens Paiva, morto sob tortura em 1971. É a primeira vez que um militar assume a participação no desaparecimento do corpo de Paiva, uma das mais conhecidas vítimas da ditadura.

Em reportagem publicada pela Folha de S.Paulo desta quinta-feira (20), Malhães disse ter recebido, em 1973, uma ordem do Ministério do Exército para desenterrar e sumir com os restos mortais de Paiva. O deputado havia sido morto dois anos antes sob tortura, no DOI-Codi fluminense.

De acordo com o relato do coronel, o corpo foi enterrado inicialmente no Alto da Boa Vista, na zona norte do Rio. Depois, teria sido exumado e enterrado novamente na praia do Recreio (zona oeste).”Recebi a missão para resolver o problema, que não seria enterrar de novo. Procuramos até que se achou [o corpo]. Foi um sufoco para achar. Aí seguiu o destino normal”, contou Malhães ao jornal “O Dia”.

MISTÉRIO

O coronel fez mistério sobre o destino que deu ao cadáver. “Pode ser que tenha ido para o mar. Pode ser que tenha ido para o rio”, disse. Rubens Paiva foi preso em sua casa em 20 de janeiro de 1971. Segundo relatos de presos políticos e militares, sofreu torturas numa base da Aeronáutica no aeroporto Santos Dumont e na sede do DOI-Codi, onde morreu.

No mês passado, a Comissão Nacional da Verdade acusou dois militares pela morte: o general reformado José Antonio Nogueira Belham, 79, e o tenente Antônio Fernando Hughes de Carvalho, já falecido.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Belham negou a acusação e sustentou a versão de que estava de férias quando Paiva foi preso. Ontem, três comissões da Câmara aprovaram convite para ouvir o general. Ele não será obrigado a comparecer e prestar depoimento.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Câmara outorga títulos de cidadão e homenageia profissionais e associações por contribuição ao desenvolvimento de Três Lagoas

Pessoas e entidades ligadas ao setor produtivo, serviços público e comunitários foram destacadas por propositura do vereador Fernando Jurado      Com o plenário lotado, a Câmara...

“Fuga alucinante” é transmitida ao vivo pelas redes sociais e termina com dupla presa por tráfico em Andradina

Perseguição policial terminou em Nova Independência e mobilizou equipes da Rocam e da Força Tática, onde ação foi acompanhada ao vivo por internautas.

Secretário de Administração fala sobre jornada reduzida de seis horas dos servidores em Três Lagoas

Jardel Matos explicou em entrevista à Caçula FM que o novo modelo visa ampliar o atendimento ao público até as 18h e melhorar a qualidade de vida dos servidores municipais, sem redução salarial.