25.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 10 de março, 2026

Coordenadora do Hemosul de Três Lagoas alerta sobre baixo estoque de sangue

Karine Barros reforça a necessidade de doações, especialmente do tipo O negativo, e explica que o fim de ano é o período mais delicado para o abastecimento de sangue no estado.

Com a chegada do fim de ano e o aumento dos casos de acidentes e internações hospitalares, o Hemosul de Três Lagoas enfrenta um dos momentos mais desafiadores de 2025. A coordenadora da unidade, Karine Barros Preza, participou na manhã desta sexta-feira, 19, do programa Café da Manhã da Caçula FM e fez um apelo à população: é urgente reforçar as doações de sangue.

“Nossos estoques estão críticos, principalmente do tipo O negativo, que é o sangue utilizado em situações de emergência, quando não há tempo para fazer a tipagem do paciente”, explicou Karine.

Segundo ela, o Hemosul de Três Lagoas produz mensalmente entre 350 e 450 bolsas de sangue, das quais cerca de 300 são distribuídas aos três hospitais do município e para cidades da região leste do Estado. O que sobra é enviado para Campo Grande, responsável por redistribuir para outras regiões.

Apesar de ter mais de 20 mil doadores cadastrados, a frequência de comparecimento é baixa. “Muitos doam apenas uma vez e não voltam mais. É preciso criar o hábito da doação regular. Os homens podem doar a cada quatro meses, e as mulheres, a cada três”, destacou a coordenadora.

Karine também reforçou os critérios para doação, lembrando que o processo é seguro e essencial para salvar vidas. Entre as exigências estão ter entre 16 e 60 anos, estar em boas condições de saúde, bem alimentado e descansado, além de levar documento oficial com foto. “Doar sangue é um ato de amor. Você ajuda sem saber quem vai receber pode ser um bebê, um idoso ou alguém em tratamento. Cada bolsa salva até quatro vidas”, completou.

O Hemosul de Três Lagoas funcionará em horário especial neste fim de ano:

  • 24 de dezembro: das 7h às 12h
  • 25 e 26 de dezembro: fechado
  • 27 de dezembro: atendimento normal das 7h às 12h
  • 31 de dezembro a 2 de janeiro: fechado
  • Retorno em 3 de janeiro, também das 7h às 12h

O Hemosul está localizado na rua Manoel Rodrigues Artes, nº 530, Bairro Primaveril, próximo ao quartel. “Se você é do tipo O negativo ou conhece alguém que é, por favor, compareça. Estamos precisando muito. Uma simples atitude pode mudar o destino de várias pessoas”, finalizou Karine.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Interrogatório de réu por feminicídio de Vanessa Ricarte é adiado pela Justiça

Audiência foi suspensa por falta de relatório com extração de conversas do celular do acusado

Sebrae promove sessão de negócios para conectar e fortalecer empreendedoras

Evento será na próxima quinta-feira (12) e integra programação especial no mês de março, dedicada ao empreendedorismo feminino em Mato Grosso do Sul Mulheres que...

Prefeito de Santa Rita do Pardo cumpre agenda em Brasília e garante apoio para reconstrução de pontes

Durante reunião com Senador Nelsinho Trad, prefeito assegura apoio para reconstrução de pontes e aquisição de maquinário