23.9 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Conab aponta queda significativa na produção de milho e feijão do NE

Economia – 13/05/2012 – 13:05

Companhia divulgou nova estimativa para a safra brasileira de grãos.

Quebra de safra de milho e feijão no semiárido nordestino chega a 40%.

A safra de grãos deve ficar em 160,06 milhões de toneladas, 2,260 milhões de toneladas a mais do que a previsto em março.

Entre os produtos que melhoraram o desempenho estão o milho safrinha e a soja, que recuperou um pouco no final da safra.

Mesmo com o crescimento dos números apontados neste levantamento em relação ao anterior, a CONAB estima que a safra 2011/2012 seja ainda 1,7% menor do que a passada.

A maior preocupação dos técnicos é a safra de grãos da agricultura familiar da região Nordeste. No semiárido nordestino, a queda de safra de milho e feijão chega a 40%, o que representa 1,240 milhão de toneladas a menos do que na safra passada. O motivo é a seca que castiga a região.

O IBGE também divulgou uma estimativa para a safra de grãos. Segundo o instituto, a produção brasileira deve ficar em 159,3 milhões de toneladas, 0,5% menos que o produzido no ano passado.

O IBGE segue um calendário de safra diferente do usado pela CONAB.

Fonte: Globo Rural

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado de veículos em MS cresce no 1º semestre de 2025 com alta nas vendas de usados e novos

O mercado automotivo de Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Detran-MS, o Estado contabilizou 227.293...

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...