24.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Comissão da OAB/MS orienta sobre descarte adequado de medicamentos

Geral – 02/05/2013 – 13:05

O descarte incorreto de medicamentos vencidos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário pode causar graves problemas ambientais, como a contaminação da água, solo e ar. O alerta é da advogada e membro da Comissão de Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Ana Claudia Pitanga. 

“As medicações líquidas, comprimidos ou cápsulas devem ser corretamente descartados para não causar prejuízos à saúde das pessoas, pois quando jogadas fora de maneira errada contaminam o solo e o lençol freático (água subterrânea), poluindo assim o meio ambiente”, orienta a advogada. 

Segundo Ana Claudia, o correto é que os remédios sejam descartados dentro das embalagens originais, em locais próprios para este fim. “As empresas licenciadas responsáveis pelo descarte, então, fazem a coleta destes medicamentos, separam os grupos de medicamentos e realizam a incineração”, explica.

Em Campo Grande, a Prefeitura implantou pontos de entrega voluntária de medicamentos vencidos. A população deve entregar medicações líquidas, comprimidos, cápsulas vencidas, cartela de medicamentos (blister), tubos de pomadas ou cremes nas unidades das drogarias São Bento, São Leopoldo e na Rede Farma e Farma. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PIB dos municípios de MS cresceu em todas as regiões com destaque para áreas agroindustriais

Em 2023 o PIB de Mato Grosso do Sul alcançou R$ 184 bilhões, variação de 13,4% em relação a 2022, quatro vezes maior que o índice nacional (3,2%) e o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Acre que teve variação de 14,1%.

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.