27.3 C
Três Lagoas
sábado, 31 de janeiro, 2026

Comissão da Câmara aprova proposta para criação de salas exclusivas em perícias de crianças vítimas de violência

Projeto sugere espaços reservados em unidades de medicina legal para evitar retraumatização durante exames

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que recomenda a criação ou adaptação de salas exclusivas para atendimento e realização de exames periciais em crianças e adolescentes vítimas de violência. A medida integra o Projeto de Lei 204/22, originalmente apresentado pelo ex-deputado Francisco Jr., e recebeu parecer favorável do relator, deputado Dr. Fernando Máximo (União-RO).

A iniciativa tem como objetivo preservar a privacidade, a imagem e a dignidade dos menores durante procedimentos periciais, buscando evitar que passem por novos traumas. O texto aprovado foi o substitutivo já validado anteriormente pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Segundo o relator, a proposta oferece mais proteção às vítimas ao garantir um ambiente adequado para a realização dos exames. Ele destacou que a criação desses espaços é essencial para que crianças e adolescentes não revivam constrangimentos decorrentes da violência sofrida.

O substitutivo modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente para estabelecer que cada unidade de serviço de medicina legal dos órgãos de perícia oficial de natureza criminal deverá disponibilizar ao menos uma sala reservada para esse público.

A proposta ainda seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e tramita em caráter conclusivo. Para se tornar lei, precisará ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

com informações Agência Câmara de Noticias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em ação da Força Tática

Foram encontradas algumas porções de crack e alguns objetos ligados à comercialização de entorpecentes

“Da dor nasceu um espaço de amor e respeito”, descreve Diógenes Marques sobre o ‘Mata Cascalheira’

Empresário contou como o diagnóstico do filho inspirou a criação de um dos principais espaços de ecoturismo inclusivo de Três Lagoas

Casal suspeito de matar “Tuca” com golpe de faca é preso pela Polícia Civil em Três Lagoas

Vítima foi encontrada morta dentro de casa no bairro Quinta da Lagoa, onde crime é investigado como homicídio duplamente qualificado