19.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 19 de agosto, 2025

Comércio varejista recua 0,8% em Mato Grosso do Sul, aponta IBGE

MATO GROSSO DO SUL – As vendas no varejo de Mato Grosso do sul tiveram um recuo de 0,8% no mês de janeiro, indica pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (10). Apesar do recuo nas vendas no comparativo entre dezembro e janeiro, a receita nominal teve um aumento de 0,4%.

É o segundo recuo consecutivo das vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul. Entre os meses de novembro e dezembro de 2021, a queda nas vendas foi de 0,5%.  

Conforme o IBGE, Mato Grosso do Sul teve a quinta variação mais negativa entre as unidades da federação no mês de janeiro. O Amapá foi o Estado com maior queda nas vendas (-3,7%), enquanto o Rio de Janeiro foi o estado onde as vendas mais subiram: 3%.

Acumulado

No acumulado de 12 meses, porém, há uma alta de 5,6% nas vendas, e de até 21,1% na receita nominal. Especialistas explicaram ao Correio do Estado que o aumento na receita nominal desproporcional ao aumento nas vendas, deve-se ao efeito da inflação no preço dos produtos e na perda do poder de compra do real.  

Quando comparado com o mês de janeiro de 2021, há um aumento de 0,4% no volume de vendas, e de 16,6% no faturamento.  

Comércio varejista ampliado

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas variou -1,1% se comparado a dezembro, avançou 5,6% em relação a janeiro de 2021 e acumulou alta de 11,8% nos últimos 12 meses.

Crescimento em outros estados

No Brasil, 15 das 27 unidades da federação registraram crescimento nas vendas no varejo no mês janeiro. Na média nacional, houve um avanço de 0,8% nas vendas do comércio varejista no mês de janeiro, indica o IBGE.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia destaca papel da indústria papeleira no desenvolvimento acelerado

Prefeito de Três Lagoas traçou o percurso de transformação da cidade, desde sua atmosfera tranquila até o entorno agitado de grandes empreendimentos, ressaltando o papel do poder público em "preparar o terreno" para o crescimento

Vice-prefeito de Bataguassu defende crescimento planejado e destaca medidas para receber indústria

Cleyton Silva afirma que município já aprovou leis, investe em infraestrutura e reforça saúde, habitação e segurança para enfrentar os desafios do megaempreendimento

Prefeito de Inocência destaca crescimento ordenado e prioriza saúde e habitação

Antônio Ângelo Garcia dos Santos afirma que município vive “dor do crescimento”, mas mantém foco em educação, infraestrutura e moradias populares