33.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Comer vegetais pode te deixar doente

Geral – 21/04/2013 – 13:04

Você é da turma que sempre odiou salada e todos os verdinhos que sua mãe fazia questão de colocar no seu prato? Então, mesmo sem saber, você não estava tão errado assim: vegetais de folhas verdes são os alimentos que mais transmitem doenças.

Pelo menos nos Estados Unidos. Por lá, o pessoal do Centro de Controle e Prevenção de Doenças avaliou dados de intoxicação alimentar registrados entre os anos de 1998 e 2008. Durante esse período, surgiram 9,6 milhões de casos de doenças causados por alimentos. E a maior parte delas (51%) vinha das plantas (como raízes, folhas, grãos, óleos, frutas secas) – só os vegetais de folha verde recebiam 23% da culpa. As carnes até chegaram perto. Juntas, todos os tipos de carne são responsáveis por 22% das doenças. O resto da culpa ficou distribuído entre os derivados do leite, como queijo e leite, peixes e frutos do mar.

Não é difícil entender o motivo. Consumidos ainda crus, as folhas podem conter muito mais bichinhos do que os alimentos cozidos. Segundo a pesquisa, o maior causador de doenças foi o norovírus.

Comemorou? Então não se precipite. Os vegetais podem até causar mais doenças, mas as doenças vindas de carnes são bem mais letais: quase 30% dos casos de morte por intoxicação alimentar eram causadas por elas. Os vegetais só foram culpados por 16,5% das mortes.

Por via das dúvidas, melhor lavar bem os vegetais e não comer carne mal passada.

Crédito da foto: flickr.com/wwworks

Fonte: Revista Super Interessante

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de MS prevê até R$ 950 milhões em investimentos municipais

Aporte reforça estratégia estadual de desenvolvimento local e geração de empregos nas 79 cidades sul-mato-grossenses

Hospital Regional realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia em Mato Grosso do Sul

Procedimento marca avanço tecnológico e melhora na recuperação dos pacientes da rede pública estadual

OAB-MS move ação civil pública e cobra responsabilidade de empresas sobre golpe do “falso advogado”

Secretário-geral e corregedor da OAB-MS, Luiz René Gonçalves do Amaral destacou que MS já registrou mais de 1,200 denúncias do golpe e defendeu a criação de mecanismos rápidos para derrubar perfis falsos e proteger a população.