31.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 24 de novembro, 2025

Com trabalho de reeducandos, Governo economiza dinheiro em Três Lagoas

Dezenas de detentos dos regimes semiaberto e aberto prestam diversos serviços na cidade.

15/10/2018 08h34
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Como estratégia de economia do dinheiro público, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB), utiliza a mão de obra de pessoas que cumprem penas no sistema carcerário em obras que beneficiam a população. Em Três Lagoas (MS), por exemplo, dezenas de detentos dos regimes semiaberto e aberto prestam diversos serviços.

Entre as benfeitorias que custaram mais barato aos cofres públicos, está a revitalização, preservação e limpeza de áreas públicas, além de reforma e manutenção de escolas. A iniciativa existe há mais de um ano e conta com o apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público e do Conselho da Comunidade de Três Lagoas.

Por meio do projeto, foi feita a reconstrução da calçada da Lagoa Maior, principal cartão postal de Três Lagoas. A obra abrange cerca de dois mil metros quadrados de calçada, que foi feita com blocos de concreto (paver).

A reconstrução terá um investimento extremamente reduzido, pois o maior custo, é com a mão de obra. Com o apoio dos reeducandos, o custo se resume basicamente à areia e cimento, já que os pavers foram frutos de doação.

“Com essa parceria, damos oportunidade de trabalho aos detentos, além de qualificá-los profissionalmente e economizados nos gastos”, diz o candidato ao Governo de MS Reinaldo Azambuja.

Reeducandos atendem também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) de Três Lagoas na manutenção de áreas verdes, praças, canteiros e lagoas; em serviços como eletricista, encanador e pedreiro pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e manutenção do Balneário Municipal “Miguel Jorge Tabox”, sob os cuidados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedect), por meio da Diretoria de Turismo.

Pelos serviços prestados, os custodiados que trabalham por meio da parceria entre Agepen e Prefeitura recebem remuneração estipulada pelo convênio, equivalente a um salário mínimo vigente, e diminuição de um dia na pena a cada três trabalhados, conforme prevê a legislação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com veículo furtado, motoqueiro ‘fujão’ é preso em ação da GETAM no Interlagos

Suspeito de 24 anos tentou escapar em alta velocidade, porém acabou detido após sofrer queda

Sistema do Detran-MS apresenta instabilidade após tentativa de invasão na semana passada

Usuários relatam falhas no acesso; órgão diz que bloqueios de segurança podem causar o problema Motoristas e despachantes de Mato Grosso do Sul enfrentaram dificuldades...

Homem conhecido como “Creu”, da Vila Piloto, é preso após furtar máquina de lavar e secador

Polícia Militar recupera objetos e detém autor em flagrante após denúncia de moradores Um homem de 39 anos, identificado pelo apelido “Creu” e conhecido na...