Novo equipamento promete acelerar diagnósticos e integrar exames ao atendimento no mesmo dia
A Prefeitura de Três Lagoas anunciou a aquisição de um moderno equipamento de Tomografia de Coerência Óptica (OCT), com investimento de R$ 436 mil. A iniciativa tem como objetivo principal eliminar a fila de espera por exames oftalmológicos e transformar o atendimento na rede pública de saúde ocular do município.
Atualmente, a situação é crítica. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 420 pacientes aguardam uma retinografia desde agosto de 2023, enquanto a capacidade de atendimento mensal não passa de 25 exames. A fila para paquimetria, exame essencial para o diagnóstico de doenças como o glaucoma, conta com 70 pessoas desde maio de 2023, sem nenhum prestador disponível para a realização do procedimento.
Com a chegada do novo equipamento, a expectativa da gestão municipal é dar uma resposta rápida a esse gargalo. “Com o novo equipamento, a gestão busca melhorar essa barreira. Afinal, com ele é possível fazer quatro exames por hora e, com isso, a meta é que exames como OCT, retinografia e paquimetria possam ser realizados no ato da consulta, integrando diagnóstico e atendimento em um único dia”, destacou a secretária de Saúde, Juliana Salim.
Além de acelerar os diagnósticos, a tecnologia deve ampliar o acesso ao tratamento precoce de doenças oculares graves, como glaucoma e retinopatia diabética, contribuindo para a preservação da visão e a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
O equipamento já está em fase de implantação e deve começar a operar nos próximos dias, segundo a prefeitura.

