27.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 1 de maio, 2025

Com foco no mercado de trabalho, Governo de MS lança plataforma MS Qualifica Digital

A plataforma inovadora “MS Qualifica Digital”, que integra qualificação profissional e empregabilidade, foi lançada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Com ambiente favorável aos negócios, que garante geração de vagas de trabalho, Mato Grosso do Sul possui a 5ª menor taxa de desocupação do Brasil, de 3,7%. O Estado também apresenta nível de ocupação acima de 60%, e rendimento médio de R$ 3.504, acima da média nacional que é R$ 3.346.

“Esse projeto tem feito com que o Mato Grosso do Sul atinja esse índice, com uma das menores taxas de desocupação do Brasil. É um instrumento para conexão entre a oportunidade, a vaga, e aquele que precisa de trabalho. E como foi mostrado, não só a conexão, mas a qualificação. O aplicativo também é um instrumento de qualificação e aí entram os parceiros, o Sistema S, a indústria”, explicou o governador Eduardo Riedel.

O MS Digital é um ambiente inteligente, gratuito e 100% digital, criado para facilitar o acesso de trabalhadores, empresas e instituições de ensino a novas oportunidades de capacitação e contratação no Estado. O serviço esta disponível no site msqualifica.ms.gov.br e também pelo aplicativo MS Digital (Android e iOS).

“Junto com o Voucher Desenvolvedor, este é um programa que dá resultados e mostra que quando a gente para a demanda, conseguimos conectar melhor as empresas e as pessoas que buscam o mercado de trabalho”, disse o secretário Jaime Verruck (Semadesc).

Com acesso seguro via conta gov.br, a plataforma garante navegação simples e inclusiva, permitindo que todos utilizem suas funcionalidades — independentemente do nível de familiaridade com tecnologia.

“Sempre existiu a qualificação profissional, no entanto era feita desconectada do desenvolvimento econômico. A mudança nesse governo, foi mapear a demanda do setor produtivo, e criar programas e projetos que atendessem a empregabilidade, o que o empregador necessita”, disse a diretora-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho), Marina Dobashi.

O MS Qualifica Digital é voltado para trabalhadores que desejam se capacitar ou encontrar vagas de emprego, empresas que precisam divulgar oportunidades e contratar profissionais qualificados e ainda instituições de ensino que oferecem cursos de capacitação profissional. A plataforma integra dados com a Funtrab, ampliando ainda mais o alcance de currículos, vagas e cursos para todos os usuários.

“A gente tem feito com que a demanda não fique sem resposta para as pessoas que precisam e querem trabalhar. E a consequência direta disso é no social. Nós temos diminuído ano a ano o apoio social porque a pessoa consegue emprego. Para nós é o melhor programa social que existe, emprego, renda, dignidade, fruto desse esforço que privado e público tem feito no casamento dessas oportunidades com as pessoas que precisam”, finalizou Riedel.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Membros do Conesp são empossados para mandato de dois anos

Os conselheiros empossados exercerão mandato de dois anos, compreendendo o período de 2025 a 2027.

SES amplia ações de conscientização e fiscalização contra dispositivos ilegais em Paranaíba

Além de palestras para alunos, a Vigilância Sanitária Estadual capacitou equipes municipais para atuarem como multiplicadoras das ações de prevenção.

MS fecha primeiro trimestre de 2025 com mais de 12 mil empregos formais

Inocência, que recebe a nova planta de celulose do Grupo Arauco, teve saldo de 585 empregos formais em março.