31 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Colecionador conta que já achou trator enterrado em fazenda

Geral – 30/01/2012 – 08:01

Uma associação de colecionadores conserva várias máquinas agrícolas antigas em um museu em Maracaju, a 162 km de Campo Grande. Atualmente, o acervo conta com 27 tratores e dez implementos, nacionais e importados. Os modelos foram apresentados ao público durante um evento agropecuário na cidade, no fim de semana.

O produtor rural Henricus Oomen, holandês radicado no Brasil há 34 anos, preside a entidade e conta que o grupo começou a colecionar tratores em 2004. A maioria foi doada por outros produtores rurais que queriam se desfazer das máquinas ou transformá-las em sucada.

Entre a coleção, há algumas raridades e uma descoberta inusitada. “Temos um trator ano 1944 que foi adaptado para funcionar a diesel e a gasolina, como os carros flex de hoje. Outro modelo é um a vapor que encontramos enterrado no meio do Pantanal”, comenta.

Dois equipamentos chamaram a atenção dos visitantes: um motor estacionário de origem suíça, fabricado em 1951 e ainda em funcionamento, e um trator adaptado para corridas, com três motores V8. “O principal critério para admitir um veículo antigo no museu é a idade, não pode ter menos de 30 anos de fabricação”, diz o presidente da entidade.

Algumas máquinas já não funcionam mais, e segundo o produtor holandês, a dificuldade em encontrar peças de reposição para as máquinas importadas inviabiliza o conserto.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá campanha anual de prevenção ao diabetes infantil nas escolas

Lei de autoria do vereador Mário Grespan Júnior foi sancionada pelo prefeito Cassiano Maia e passa a integrar o calendário oficial do município

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Texto vai à sanção presidencial para entrar em vigor O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que aumenta a pena...

Tragédia no céu de MS: médico e pecuarista morre em queda de aeronave

Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, era piloto experiente e tinha fazendas em três estados