26.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Colaboradores do Hospital Auxiliadora encerram curso de Gestão da Saúde

03/06/2014 – Atualizado em 03/06/2014

A especialização teve duração de 11 meses com a participação do município e da macrorregião

Por: Assessoria

Colaboradores do Auxiliadora e representantes em Saúde de Três Lagoas e da macrorregião participaram na segunda-feira (02) do encerramento do curso de Gestão da Saúde, ministrado por professores do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Os 11 meses de curso foram realizados no Campus II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). No Estado os municípios de: Três Lagoas, Dourados e Campo Grande foram contemplados com a especialização.

Ao todo foram 85 pessoas que concluíram o curso sendo divididos em três especialidades: Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS.

Para o diretor administrativo do Hospital Auxiliadora, Eduardo Otoni, o curso trará amadurecimento no atendimento do município. “Vocês que participaram dessa pós graduação irão transcender essas informações adquiridas e transmitir lá fora. Esse curso que começou 11 meses atrás e hoje já está sendo colocado na prática, fico muito feliz pelo que já está acontecendo”, disse.

A enfermeira do setor de Serviço de Controle de Infecção Hospital,do Hospital Auxiliadora, Juliana Orsi representando o curso de Gestão Clinica de Saúde disse. “Iniciamos com um grupo, finalizamos com uma equipe. Durante esse período compartilhamos nossas amizades e um percurso de atividades. Os resultados que tivemos aqui serão aplicados em nosso cotidiano”, afirmou.

Uma das facilitadoras do curso, a enfermeira gerente da Auditoria e do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutica, do Auxiliadora Mariana Vedove afirma que o curso relata o dia a dia das instituições de saúde. “A metodologia de ensino auxilia e expõe o conhecimento prévio e depois o conhecimento cientifico”, disse. Participaram 12 pessoas do Hospital Auxiliadora, sendo: da área da enfermagem, assistência social, nutricionista e psicólogos participaram do curso.

Os participantes da extensão são os profissionais que atuam na rede SUS e que exercem cargos estratégicos em Hospitais e Secretarias Municipais de Saúde em Três Lagoas e na região.

Foram oferecidos os cursos de: Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores no SUS.

O curso

O principal objetivo do projeto é capacitar gestores e profissionais de saúde que atuam nos hospitais públicos, criando uma rede colaborativa de gestão hospitalar.

De acordo com a Representante do Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Sírio Libanês, Ana Rita Barbieri após a capacitação, eles deverão estar aptos a criar um núcleo de pesquisa de gestão em saúde, aprimorar a assistência e o cuidado em saúde e investir no desenvolvimento de tecnologias, assim como na racionalização de custos, na redução de danos e em outros processos como internações e complicações.

Participaram da solenidade de abertura: A diretora geral do Hospital Auxiliadora, Irmã Aurélia Brioschi, Eduardo Otoni, diretor administrativo do Hospital Auxiliadora, José Antônio Menoni – Diretor UFMS, campus Três Lagoas – Ana Rita Barbieri – Representante do Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Sírio Libanês, Thaísa Emiliana representando a Secretaria de Saúde, Érica Daguimar Pereira Gozales, ténica de Saúde do município de Selvíria e representando gestores municipais de Saúde.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PGE lança ‘Manual de Conduta Eleitoral 2026’ com orientações a gestores públicos

Conforme o documento, apresentado na Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), o manual foi elaborado para apoiar os agentes públicos em suas áreas de atuação, com base em doutrina, jurisprudência e manifestações administrativas consolidadas.

Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue

Primeiro município a receber a nova unidade móvel da Rede Hemosul, Ribas do Rio Pardo abriu o cronograma itinerante de coletas em MS

Pesquisa do Procon de MS mostra diferença de até 11% no valor do etanol em fevereiro

O levantamento considera dados coletados entre os dias 9 e 10 de fevereiro, em 35 postos distribuídos nas sete regiões administrativas da Capital.