24.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Cientistas identificam região do cérebro que regula a velocidade do envelhecimento

Saúde – 02/05/2013 – 11:05

Uma pesquisa de cientistas americanos, divulgada nesta quarta-feira (1º) na revista “Nature”, mostra que a velocidade do processo de envelhecimento é regulada por uma determinada região do cérebro.

Como envelhecer bem, sem sentir o peso da idade e sem problemas crônicos de saúde?

A nova pesquisa aponta um caminho que parece promissor. Os cientistas estudaram o hipotálamo de ratos. Essa região do cérebro regula o crescimento, a reprodução e o metabolismo.

Os pesquisadores se concentraram em algumas moléculas fundamentais para as defesas do organismo no combate a infecções e descobriram que, com o avanço da idade, a quantidade dessas moléculas no hipotálamo sofre muitas alterações e essa mudança faz aumentar a incidência de inflamações e de várias doenças.

Diabetes, problemas no coração, reumatismo, Alzheimer: doenças comuns entre os idosos. E se os cientistas conseguissem controlar a quantidade dessas moléculas perigosas produzidas no cérebro? Poderíamos frear o avanço dessas doenças e viver mais?

Doutor Dongsheng Cai, da Universidade Albert Einstein, e um dos responsáveis pela pesquisa, explica que, manipulando o hipotálamo, conseguiu aumentar a longevidade dos ratos em 20% e que, teoricamente, o mesmo tratamento deveria funcionar em humanos, abrindo a possibilidade de melhorar a saúde de todos nós.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PIB dos municípios de MS cresceu em todas as regiões com destaque para áreas agroindustriais

Em 2023 o PIB de Mato Grosso do Sul alcançou R$ 184 bilhões, variação de 13,4% em relação a 2022, quatro vezes maior que o índice nacional (3,2%) e o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Acre que teve variação de 14,1%.

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.