25.7 C
Três Lagoas
domingo, 11 de maio, 2025

Cientistas americanos criam ‘robô mula sem cabeça’

Geral – 12/09/2012 – 09:09

Cientistas norte-americanos desenvolveram um robô que é uma verdadeira “mula sem cabeça” mecânica – ele tem o formato de um cavalo que se locomove da mesma forma que o animal. Ele tem quatro patas, trota e se move nas mesmas direções em que um equino se move.

O projeto recebeu o nome de Legged Squad Support Systems (Sistema de Apoio a Equipes sobre Patas, em tradução Livre), ou LS3. Ele foi elaborado em conjunto por várias instituições de pesquisa dos Estados Unidos.

O uso do robô é militar. Ele é capaz de levar quase 200 kg, tem autonomia para andar 32 km e trabalha 24 horas seguidas sem parar. Serviria, portanto, como um burro de carga para os soldados.

A vantagem do formato de cavalo é justamente esta – ao contrário de um veículo sobre rodas, o cavalo é capaz de acessar qualquer lugar por onde um soldado possa caminhar, por mais íngreme ou acidentado que seja.

Outra vantagem do robô é que ele não precisa de um piloto. A máquina é programada para seguir alguém com sua visão de computador e sensores de localização, além de contar com um GPS para se orientar.

Fonte: Do G1, em São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Novos casos de sarampo no Brasil desafiam certificação de eliminação obtida em 2024

Após recuperar, em novembro de 2024, o certificado de eliminação do sarampo, perdido em 2019, o Brasil enfrenta novos desafios com o surgimento de...

Programa Mais Social transforma vidas de mulheres e famílias em Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, histórias de superação e esperança estão sendo reescritas por meio dos programas sociais do Governo Estadual, com destaque para...

Climatologista Carlos Nobre aponta que Brasil tem potencial para reduzir emissões de CO2 a zero até 2040

O Brasil tem o potencial de reduzir a zero suas emissões de gases de efeito estufa até 2040, segundo o renomado climatologista Carlos Nobre....