26 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Cientistas alertam sobre desinformação sobre câncer no Dia Mundial da Doença

No Dia Mundial do Câncer, pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca) destacam os perigos da desinformação sobre a doença, amplificada pelas redes sociais. Um artigo publicado na Revista Brasileira de Cancerologia alerta para a infodemia, conceito validado pela OMS, que descreve a rápida disseminação de informações falsas.

O pesquisador Fernando Lima explica que as redes sociais dificultam a distinção entre informações baseadas em evidências científicas e mitos, o que pode atrasar diagnósticos e tratamentos. Entre as desinformações mais comuns estão mitos sobre a vacina contra HPV, cigarros eletrônicos e tratamentos alternativos, como a graviola para combater o câncer.

Os pesquisadores alertam para o impacto das redes sociais, que intensificam a desinformação com algoritmos que favorecem conteúdos sensacionalistas. Lima enfatiza a importância de respostas rápidas para combater as fake news e proteger a saúde pública.

Com informações Agência Brasil.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Lei: Sancionada divulgação do Protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul

Lei 6.445/2025 determina a divulgação do protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher.