Geral – 23/04/2013 – 16:04
A pesquisa “Estado da Internet”, divulgada na terça-feira pela Akamai, aponta que os ciberataques triplicaram em 2012 em relação ao ano anterior. Ao todo, clientes da empresa reportaram 768 ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS).
Os principais alvos são empresas do setor comercial, que concentraram cerca de um terço dos ataques, enquanto outros 20% miraram grandes companhias. A Akamai explica que foram contados apenas os ataques que requisitaram intervenção humana.
“O DDoS se tornou arma escolhida para múltiplos tipos de ataques, desde ativistas políticos a criminosos, e potencialmente até mesmo países”, destaca o estudo.
A China continua sendo a principal fonte dos ataques. No quarto trimestre do ano passado, 41% das ações foram iniciadas no país. Os EUA responderam por 10% dos ataques.
“Olhando para o ano inteiro, a China demonstrou o maior crescimento, originando aproximadamente 16% dos ataques observados durante o primeiro semestre, dobrando para o terceiro trimestre e crescendo ainda mais no quarto”.
A Akamai é uma das maiores empresas de internet do mundo. Entre seus principais serviços está o armazenamento de imagens e vídeos para a estrutura interna de grandes empresas, como Facebook, Twitter, Amazon.com e Netflix.
Fonte: Extra


