Geral – 21/05/2012 – 18:05
As fortes pancadas de chuva que caem desde ontem por quase toda a Bahia aliviam em parte o cenário de seca, mas geram diversos transtornos em Salvador. Já são 156 desabamentos de casas, muros, terra ou parciais em toda a cidade. Em um deles, no Jardim Santo Inácio, duas crianças e uma idosa ficaram feridas.
A residência que caiu fica logo acima da casa onde os três estavam. A avó e os netos foram atingidos pelos destroços do imóvel que desabava. É o primeiro registro de feridos nesta segunda-feira, em uma cidade que também enfrenta quase 40 pontos de alagamento e dez árvores caídas.
A mudança no tempo veio com uma frente fria, que depois de passar pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste, chegou com força sobre a Bahia. A chuva desta frente foi a mais volumosa sobre Salvador em 2012. Entre 9h de quinta-feira e 9h desta sexta-feira, choveu 42,1 mm na região de Ondina, segundo a agência meteorológica Climatempo.
Contudo, um dia de muita chuva não muda o quadro geral de seca, pois Salvador vem tendo precipitações muito abaixo do normal desde dezembro do ano passado. Em 2012, até agora, o desempenho menos pior da chuva foi o de fevereiro, quando o volume total de precipitação ficou 44% abaixo do normal.
Tempo seca nos próximos dias
A frente fria que levou um pouco de chuva para grande parte da Bahia já está se afastando. Durante o fim de semana, o ar seco volta a ganhar força pelo interior baiano, reduzindo os níveis de umidade e as condições para chuva. Pelo litoral, ainda haverá bastante nebulosidade e chuvas frequentes pelo menos até a próxima terça-feira.
Fonte: Terra / Gildo Lima/Futura Press


