19.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 1 de setembro, 2025

China suspende carne de 3 frigoríficos; MS não é afetado

A Administração Geral de Alfândegas chinesa identificou “não conformidades” nos estabelecimentos


A China suspendeu temporariamente a importação de carne bovina de três empresas brasileiras, incluindo uma unidade da JBS em Goiás, uma da Frisa em Minas Gerais e uma da Bon Mart em São Paulo. A medida, que começou nesta segunda-feira (3), não afeta o mercado de Mato Grosso do Sul. A Administração Geral de Alfândegas chinesa identificou “não conformidades” nos estabelecimentos, mas o Ministério da Agricultura ainda não se posicionou sobre o caso.

Em comunicado, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) informou que a suspensão foi causada por questões relacionadas ao registro dos estabelecimentos estrangeiros conforme as exigências da China. As empresas notificadas estão tomando medidas corretivas para atender às exigências chinesas. A Abiec também afirmou que os outros frigoríficos brasileiros habilitados seguem operando normalmente, garantindo a continuidade das exportações para a China.

A Abiec e o Ministério da Agricultura continuam em diálogo com as autoridades chinesas para resolver a situação rapidamente. A associação também reafirmou a confiança no controle sanitário brasileiro e no trabalho do Mapa para garantir a qualidade da carne bovina exportada.

Em Mato Grosso do Sul, a China é o principal destino da carne bovina, com a participação no total de exportações do estado crescendo de 42,4% para 47,8% em um ano. No período de janeiro a maio de 2024, o estado enviou 4,574 milhões de toneladas de carne para o mercado chinês, um aumento de 23,83% em comparação com o ano anterior.

(*) Capital News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Setembro começa com calor, variação de nebulosidade e alerta para baixa umidade em Três Lagoas

Além disso, a aproximação de frente fria pode provocar chuvas e tempestades em algumas regiões de Mato Grosso do Sul

Com saldo positivo de 3.023 empregos em julho, MS mantém crescimento do mercado formal de trabalho

Mato Grosso do Sul registrou em julho um saldo positivo de 3.023 postos de trabalho formais, segundo dados do Observatório do Trabalho de MS,...

Com gestão rigorosa de resíduos, Hemosul é referência em sustentabilidade e segurança ambiental e do trabalho

A implementação de práticas seguras tem refletido diretamente na segurança no trabalho sem registro de acidentes relacionados ao manuseio de resíduos desde 2010 A Rede...