21.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 7 de agosto, 2025

Chilenos visitam projetos de artesanato em MS

18/07/2013 – Atualizado em 18/07/2013

Por: Assessoria

Entre 16 e 19 de julho, o Sebrae recepciona e acompanha dois jovens chilenos, que visitam o Mato Grosso do Sul para conhecer projetos de sucesso no artesanato do Estado. Carmen Muñoz e Álvaro Enrique Madrid são os vencedores de um prêmio de estímulo ao empreendedorismo, promovido pela Fundación del Río Arteaga, da região de Comquimbo, no Chile.

 As visitas técnicas incluem iniciativas desenvolvidas nas cidades de Campo Grande, Jardim e Bonito. Na Capital, conheceram na terça-feira, 16, as ações do Sebrae no segmento de artesanato e realizaram visitas à casa do artesão, à Fundação de Cultura e à empresa Campo Grande a Tiracolo. Já nos dias 17 e 18, viajam para as cidades de Jardim e Bonito, onde conhecerão exemplos de sucesso na união do artesanato e empreendedorismo.

Esta é a segunda vez que o “Concurso Ideias de Negócios” traz jovens chilenos para missão no Brasil. Os atuais ganhadores venceram a disputa com a criação de um Plano de Negócios para uma empresa que transforma escamas de peixes em matéria prima para artesãos. “A região onde vivemos é uma área costeira, que tem muita demanda por artesanatos, mas pouca matéria prima. A intenção é trabalhar em todas as etapas, desde a coleta do peixe até a secagem do couro”, explica Álvaro.

Social

A Fundación del Río Arteaga trabalha com jovens estudantes do ensino técnico de uma região do Chile, onde quase 80% deles vivem em situação de vulnerabilidade social. De acordo com Eduardo Santander, diretor executivo da Fundação, o prêmio tem o objetivo de mudar a realidade dos moradores de Comquimbo através do empreendedorismo.

“Sair e conhecer o mundo é essencial para o processo do empreendedorismo. A ideia é dar uma oportunidade para que eles possam crescer através de um negócio próprio”. Além da viagem, os jovens ganham U$ 2 mil dólares para dar início à empresa e equipamentos digitais, como computadores e celulares.

Mato Grosso do Sul

Juliana Mee, assessora internacional do Sebrae Nacional, explicou que quando receberam o convite, através da Cercotec (instituição que apoia as micro e pequenas empresas no Chile), para recepcionar a missão chilena pensaram em várias regiões do Brasil até escolher o Mato Grosso do Sul.

“O Estado tem um artesanato muito bem estruturado, com artesãos formalizados e que se veem como empresários. Os casos de sucesso que eles irão visitar são exemplos desse empreendedorismo que deu certo”, diz Juliana, que aponta a vida aquática de Bonito como outro motivo para a escolha. “Além de ser uma das principais cidades turísticas do Brasil, Bonito ainda conta uma cultura que tem tudo a ver com o projeto que os jovens chilenos apresentaram”.

Em Jardim, nesta quarta-feira, 17, visitam o programa Mãos à Obra, que capacita jovens no preparo de artesanatos em osso e madeira. No dia seguinte, 18, viajam a Bonito para conhecer o projeto Instituto Família Legal – Projeto Fibra Viva, que cria bolsas e acessórios a partir do reaproveitamento de malotes. O Fibra Viva tem o objetivo de gerar renda para jovens em idade de trabalho e mulheres carentes.

Serviço

Para saber mais sobre soluções de artesanato que o Sebrae/MS oferece, ligar para a Central de Atendimento através do 0800 570 0800.

Jovens chilenos apresentam, no Sebrae, projeto vencedor.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dentista de Três Lagoas celebra conquista histórica

Maria Fernanda Martins Ortiz Posso será a primeira mulher sul-mato-grossense na Academia Brasileira de Odontologia e compartilha trajetória em entrevista ao Jornal da Manhã

Homem é preso em flagrante após ameaçar matar esposa e sogra em Água Clara

Sogra procurou a polícia com áudios de WhatsApp em que o suspeito dizia que ‘daria um tiro’ na companheira, onde prisão ocorreu durante operação

Delegada ministra palestra sobre violência doméstica a colaboradores da Suzano em Três Lagoas

Ação de conscientização, realizada no "Agosto Lilás" destaca tipos de violência, canais de denúncia e o papel da sociedade no enfrentamento ao problema