20.9 C
Três Lagoas
domingo, 17 de agosto, 2025

Cheia isola regiões do Pantanal e deixa fazendeiros em alerta

14/05/2014 – Atualizado em 14/05/2014

Por: Correi do Estado

A cheia dos rios pantaneiros já começou a mudar a rotina na região de Miranda e Corumbá. Apesar de o Rio Paraguai começar a subir mais tarde neste ano, fazendeiros já se mobilizam para retirar o gado das regiões mais baixas. Em uma fazenda localizada nos fundos de Porto Esperança, foram retiradas cerca de quatro mil cabeças de gado. A situação, segundo fazendeiros, ainda é de alerta, mas eles esperam que, nos próximos dois meses, o nível do rio suba ainda mais.

Subregiões do Pantanal sul-mato-grossense, como Nhecolândia e Paiaguás, já estão isoladas, sem acesso por terra devido à inundação das estradas vicinais e dos campos, conforme o Sindicato Rural de Corumbá. O acesso ficou impedido depois de as águas subirem repentinamente na subregião do Jacadigo, sudeste de Corumbá, como reflexo do transbordamento de rios na Bolívia.

Apesar de alguns proprietários rurais já terem retirado gado da parte mais baixa do Pantanal, o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Rodrigues Leite, diz que a situação ainda está sob controle. “A cheia vai ser grande, mas está atrasada e não vai nos pegar de surpresa”, afirma.

Foto: Prefeitura de CorumbáNa Nhecolândia, região pantaneira no município de Corumbá, água invadiu casas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Varzeano 2025 define campeão neste domingo em Três Lagoas

Finais acontecem no Recanto do Galo com promessa de jogos disputados e casa cheia A temporada 2025 do Campeonato Varzeano de Três Lagoas chega ao...

Portaria estabelece requisitos de programa que permite venda de produtos de origem animal

Com a adesão, produtos como queijos, mel, embutidos e outros de origem animal, poderão ser vendidos em todo o Estado desde que estejam inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município em que são fabricados.

Grêmios estudantis assumem protagonismo no enfrentamento à violência contra a mulher

O programa envolve gremistas das 337 escolas da Rede Estadual, distribuídas nos 79 municípios, em uma jornada de 40 horas formativas.