11/04/2018 14h02
O descarte irregular é considerado crime ambiental. Pneus e semelhantes podem ser entregues no EcoPonto.
Por: Da Redação
Na tarde da última terça-feira (10) uma denúncia anônima levou a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) até a Avenida Filinto Muller, nas proximidades do Jatobazão, onde aproximadamente 40 pneus foram descartados na calçada, causando transtorno aos pedestres e oferecendo risco ao trânsito.
A equipe comprovou o despejo irregular e, para evitar problemas, acabou fazendo a remoção e transporte de todo o material ao EcoPonto. Lembrando que este trabalho não é de competência do poder público, mas sim, do próprio gerador. De acordo com a gestora ambiental Maysa Costa, quem for flagrado jogando pneus ou qualquer outro tipo de material em via pública ou terrenos, pode ser autuado e responder por crime ambiental.
A maneira adequada de dispensar objetos pneumáticos é levar até o EcoPonto, que dá o destino correto a esse material reciclável. Por meio de campanhas, divulgações na mídia e educação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente tem intensificado o trabalho de conscientização para a população realizar a coleta seletiva e o descarte correto de lixo e objetos que não utilizam mais.
Sobre pneus e derivados, a Associação Nacional de Industriais Pneumáticos “Reciclanip” gerencia e recebe esses produtos na sede do EcoPonto, que hoje conta com aproximadamente 4 mil pneus inservíveis. Na quinta-feira (12), uma empresa do interior paulista receberá um carregamento desses, que serão reciclados e devolvidos à sociedade de forma útil. Em geral, a borracha é aproveitada na indústria de calçados, artesanato e malha asfáltica.
ONDE PROCURAR
O EcoPonto está localizado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses, situado à Rua Egídio Thomé, nº 5.562, Distrito Industrial. Seu horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 7h às 15h.
Além disso, caso alguma entidade tenha interesse em coletar pneus provenientes do EcoPonto Municipal para atividades lúdicas e sem fins lucrativos, deverá protocolar requerimento junto à SEMEA, localizada à Avenida Capitão Olinto Mancini, 2.642 – Colinos (Prédio do ERPE).
Por Assessoria de Imprensa
