18/08/2015 – Atualizado em 18/08/2015
Nesse ano se comemora os 100 anos de Três Lagoas, MS. O PAB (Posto de Atendimento Básico) ainda não foi reformado, além da constante falta de remédios, bom atendimento nas unidades, ruas esburacadas, iluminação inexistente…e outras
Por: Redação
Em comemoração ao Centenário de Três Lagoas, a população volta a focar a sua preocupação na situação do PAB que há mais de um ano foi fechado e não teve ainda as suas obras de reformas reiniciadas.
*Um triste capítulo que engrossa as promessas **NÃO cumpridas da administração da Prefeita Márcia Moura (PMDB).***
Neste primeiro capítulo, focamos para mostrar a situação de um dos locais mais reivindicado pela população abrindo a série de promessas não realizadas que é a reforma e ampliação do PAB (Posto de Atendimento Básico), mais conhecido como Postão, localizado na Rua Almirante Barroso s/n, Bairro Colinos em Três Lagoas (MS).
A realidade atual do PAB
O início das promessas
No dia 15/01/2010, a prefeita Márcia Moura assinou sua primeira ordem de serviço que deu início a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Parque São Carlos. Na ocasião a prefeita explicou que o UPA iria atender pelo menos metade da população, assim dividindo a demanda com o Pronto Atendimento Básico (PAB), o que deveria garantir melhor atendimento à população.
No dia 16/08/2013, o então secretário Walmir Arantes, homem forte da administração municipal, disse em nome da Prefeita que a intenção inicial seria fechar o Pronto Atendimento Básico (PAB), o “Postão” para reforma e remanejar os funcionários para reforçar o atendimento no prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), ressaltando que mçuito provavelmente mesmo com a reforma, não haveria a necessidade do fechamento do PAB. “Não vamos fechar o Pronto Atendimento, a prefeita quer manter os dois serviços funcionando”, disse Walmir Arantes.
Fechamento do PAB
No dia 15/01/2014 a população foi surpreendida com o comunicado da administração municipal, que o prédio onde funcionava o PAB, atenderia somente por mais oito dias, sendo que, a partir do dia 23 de janeiro, seria fechado para reforma, e que a partir do dia 24 de janeiro os pacientes deveriam procurar a nova Unidade de Pronto Atendimento – UPA, localizada na Rua Irmãos Spinelli, nº 1855, Bairro Parque São Carlos.
Segundo reclamações da população, a prefeita não se preocupou com a mobilidade urbana das pessoas que precisam dos serviços da saúde pública, pois o PAB é localizado em uma área de fácil acesso para todos os bairros da cidade ao contrário da localização da UPA que fica em um ponto de dificil acesso e longe da maioria dos bairros.
Administração municipal disse que entregaria o PAB reformado em 100 dias
No dia 15/01/2014, a Secretária Municipal de Saúde mudou o discurso dizendo a reforma do PAB seria iniciada, mas não havia previsão do término da obra. Segundo ela, tudo iria depender dos responsáveis pela obra, mas que a ordem da prefeita Márcia Moura é que seria rápida, “Tem que ficar pronta o mais rápido possível, pode demorar 90 dias, 100 dias, vai depender dos responsáveis, e isso fica a cargo de outra secretária”, afirmou Eliane Brilhante. Fazendo algumas contas simples, podemos afirmar que já se passaram bem mais de 90 ou 100 dias.
No dia 18/01/2014, a secretária Eliane Brilhante afirmou que a prefeita Márcia Moura prometeu manter dois Pronto Atendimentos que funcionariam simultaneamente (PAB e UPA) também ficando ate a presente data em mais uma promessa não cumprida..
O Postão já havia sido reformado recentemente
O Postão foi reformado e ampliado na administração da Prefeita Simone Tebet (PMDB) e inaugurado no dia 13/04/2007, para atendimentos de urgência e emergência, e a sua localização permite que a população tenha maior acessibilidade e resolutividade dos serviços de saúde.
Na época dessa reforma o PAB ganhou 01 consultório odontológico com atendimento 24 horas, 01 aparelho de Raio-X e a ampliação da equipe de atendimento com 20 médicos, 5 enfermeiros, 25 técnicos de enfermagem, 2 farmacêuticos, 4 auxiliares de farmácia, 15 administrativos, 1 coordenador, 3 serviços diversos e 1 odontólogo.
Os equipamentos odontológicos e o raio-x se encontram abandonados no prédio.
O PAB já foi alvo de muitas reclamações da população
No dia 15/04/2010, a então coordenadora do PAB, hoje Secretária Municipal de Saúde, Eliane Brilhante atribuiu as reclamações dos populares devido ao mau uso do sistema de saúde, conforme suas palavras “A população usa o PAB como uma unidade básica de saúde e isso aqui é um pronto de socorro de urgência e emergência e quando chega um caso de emergência e passa na frente da fila, o pessoal reclama. Eu fico aqui praticamente 24 horas por dia e estou aberta ao público se alguém tiver algum tipo de reclamação é só me procurar”.







-
Content section component
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-