25.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

Cemitério do Soldado é foco do mosquito Aedes Aegypti

03/03/2016 – Atualizado em 03/03/2016

Por: Ana Carolina Kozara com fotos de Rádio Caçula

As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti se tornaram em pouco tempo uma preocupação mundial e para ser combatida é necessário toda a população se conscientize que manter a cidade limpa e livre de entulhos, lixos e locais que possam acumular água é a melhor maneira de erradicar o mosquito.

Em Três Lagoas a prática não pode ser diferente e apesar da ampla divulgação das maneiras de evitar a proliferação do mosquito, a equipe de reportagem da Rádio Caçula recebe diariamente denuncias vindas de diversos pontos da cidade, que mostram a displicência de alguns três-lagoenses e principalmente o descaso da administração pública que permite que seus terrenos e patrimônios se transformem em criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

O Cemitério do Soldado é considerado patrimônio histórico da cidade de Três Lagoas desde agosto de 1973 e está localizado em uma propriedade particular no bairro Santos Dumont, porem a manutenção e limpeza do espaço é de responsabilidade da prefeitura municipal, que aparentemente cumpre seu papel adequadamente, mas é só se dirigir para a capela do local que o cenário muda e é possível encontrar diversos focos.

No local, além de diversas garrafas e copos de água, trazido por frequentadores que realizam homenagens das mais diversificadas formas e deixaram as embalagens para trás, ainda existe um suporte para velas, instalado durante a reforma do cemitério e que por ser chumbada no solo e não ter nenhuma abertura para o escoamento de água se torna o ambiente ideal para a proliferação do mosquito.

De acordo com informações da IOC (Instituto Oswaldo Cruz) o ciclo de vida do mosquito varia de acordo com o ambiente que está inserido e caso os ovos sejam colocados em um local favorável, a larva se desenvolve e chega à vida adulta em um período de 10 dias, por este motivo a eliminação dos criadouros deve ser realizada semanalmente para que o ciclo de vida do inseto seja interrompido, o que de acordo com os moradores da região não ocorre no cemitério do soldado, colocando toda a vizinhança em risco.



https://youtube.com/watch?v=1nyLN-JIn90

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 127 medicamentos de emagrecimento ilegais na BR 262

Produtos estrangeiros eram transportados sem refrigeração e sem nota fiscal, onde destino final seria Três Lagoas.

IFMS abre 1.665 vagas gratuitas em cursos técnicos semipresenciais para 2026

Oportunidades alcançam 17 municípios de MS e seleção pode ter sorteio caso a procura seja maior que a oferta O Instituto Federal de Mato Grosso...

Criança de 2 anos precisa de cirurgia robótica e família faz vaquinha para arrecadar R$ 25 mil

Procedimento é urgente e não é coberto pelo plano; pequeno Matteo já passou por três cirurgias e volta a enfrentar complicações graves A família do...