Em um mundo cada vez mais conectado e exigente, reconhecer e estimular talentos precoces é essencial para formar uma sociedade inovadora. Em Mato Grosso do Sul, esse papel é desempenhado pelo Ceam/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), ligado à Secretaria de Estado de Educação (SED). Desde 2017, o centro tem mudado a vida de estudantes com altas habilidades ou superdotação.
O espaço nasceu da reorganização do antigo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação e hoje oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE), identificando, avaliando e acompanhando jovens com desempenho acima da média em diferentes áreas.
IDENTIFICAÇÃO
O processo começa nas escolas da rede estadual, municipal ou privada. Professores, coordenadores e gestores podem indicar estudantes que apresentem características como criatividade excepcional, liderança, raciocínio lógico avançado, habilidades artísticas ou desempenho acadêmico diferenciado.
Após a indicação, o estudante passa por avaliações multidisciplinares realizadas por uma equipe técnica, que incluem entrevistas, testes específicos, observações e análise do histórico escolar. O objetivo é mapear potenciais em áreas como matemática, artes, criatividade, psicomotricidade e liderança.
Confirmado o diagnóstico, o aluno passa a frequentar semanalmente oficinas, projetos interdisciplinares, atividades de orientação vocacional e recebe suporte psicológico e pedagógico.
IMPACTO
Desde a inauguração, em 24 de julho de 2017, o Ceam/AHS tem ajudado dezenas de estudantes a desenvolverem suas potencialidades e a enxergarem suas habilidades como um diferencial positivo. Muitos deles se destacam em olimpíadas do conhecimento, feiras de ciência e tecnologia, competições culturais e em papéis de liderança comunitária.
O centro é vinculado à Coordenadoria de Educação Especial (Coesp), da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), e representa um marco no compromisso da SED/MS com a educação inclusiva.
RELEVÂNCIA
Num cenário em que inovação, criatividade e liderança são cada vez mais valorizadas, a existência de um centro de referência como o Ceam/AHS demonstra a atenção do poder público às necessidades específicas de estudantes com altas habilidades. Mais do que identificar talentos, o projeto garante equidade no aprendizado e igualdade de oportunidades.
Foto de capa: Ricardo Agra/SED
Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul